Lula elogia Haddad e faz comentários sobre Gleisi em evento de crédito
Presidente destaca atuação de ministros e faz observações durante lançamento de programa de crédito consignado no Palácio do Planalto
Por Plox
12/03/2025 14h29 - Atualizado há 4 dias
Nesta quarta-feira (12), durante a cerimônia de lançamento do programa 'Crédito do Trabalhador' no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou a importância da iniciativa que visa ampliar o acesso ao crédito consignado para trabalhadores da iniciativa privada. O programa permitirá que empregados escolham a instituição financeira de sua preferência através da plataforma eSocial, beneficiando cerca de 42 milhões de trabalhadores com carteira assinada, incluindo empregados domésticos.

Durante seu discurso, Lula teceu elogios ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmando que, com a colaboração de todos, Haddad poderá ser lembrado como o melhor ministro da Fazenda que o país já teve. O presidente enfatizou que a economia não se faz com mágica e ressaltou a necessidade de políticas serenas e discutidas.
Além disso, Lula mencionou divergências entre ministros, colocando-se como o mediador em possíveis discordâncias entre Haddad e o ministro da Casa Civil, Rui Costa. O presidente também criticou notícias que considerou falsas e prejudiciais ao país, sugerindo que especuladores estariam tentando desestabilizar a economia.
Em outro momento, ao se dirigir aos presidentes da Câmara, Hugo Motta, e do Senado, Davi Alcolumbre, presentes na cerimônia, Lula comentou sobre a importância de estreitar relações com o Legislativo. Para isso, mencionou a nomeação de Gleisi Hoffmann para o Ministério de Relações Institucionais, referindo-se a ela como uma 'mulher bonita' que facilitará a aproximação entre o Executivo e o Legislativo.
Lula também destacou a atuação do deputado José Guimarães, líder do governo na Câmara, referindo-se a ele de forma bem-humorada como 'cabeçudão do Ceará'. O presidente atribuiu a aprovação da reforma tributária ao trabalho conjunto de parlamentares, ressaltando a qualidade das negociações conduzidas por líderes governistas no Congresso.