Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Economia

Indústrias mineiras enfrentam dificuldade para conseguir insumos e matérias-primas

É o que aponta a Sondagem Especial, pesquisa divulgada nesta sexta-feira, 9/4, pela FIEMG

12/04/2021 às 14:13 por Redação Plox

De acordo com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), a redução da produção ou, em alguns casos, a paralisação em várias empresas no período mais agudo da pandemia da Covid-19, em 2020, resultou na diminuição do nível de estoques das indústrias. Com a inesperada recuperação da economia nos meses seguintes, houve um descasamento entre a oferta e a demanda de produtos e, desde então, as empresas vêm enfrentando problemas na aquisição de insumos e matérias-primas.

Segundo a pesquisa Sondagem Especial realizada em fevereiro com indústrias dos segmentos extrativo e de transformação, cerca de três em cada quatro empresas enfrentaram escassez de matérias-primas ou insumos domésticos e importados. Mais da metade delas passou por dificuldades para atender à demanda.

Mas, na avaliação da maioria dos industriais (89%), a situação do mercado de insumos e matérias-primas nacionais se normalizará ainda em 2021. No que se refere aos insumos importados, 84% deles acreditam que a regularização ocorrerá ainda neste ano.

Dificuldade para atender a demanda

Mais da metade das empresas (51%) enfrentou dificuldades para atender aos pedidos de seus clientes. Desse percentual, apenas 7% das indústrias afirmaram que grande parte da demanda não foi atendida, enquanto 44% delas disseram que uma pequena parte dos pedidos não foi atendida.

Dentre as indústrias que encontraram problemas, 53% afirmaram que a dificuldade para atender aos pedidos aumentou ou aumentou muito entre outubro de 2020 e fevereiro de 2021. Para 30% delas, a dificuldade continuou a mesma e, para 17%, o problema diminuiu no período.

Dificuldade para conseguir insumos e matérias-primas

Três em cada quatro indústrias enfrentaram dificuldades na obtenção de insumos e matérias-primas domésticos, ainda que pagando mais caro por eles. Quando questionados sobre a perspectiva de normalização da oferta de insumos, menos da metade dos empresários (46%) acredita que o mercado voltará à normalidade no primeiro semestre do ano. Cerca de 43% creem que a normalização ocorrerá no segundo semestre, e 11% acreditam em normalização a partir de 2022.

A maior parte das empresas entrevistadas (64%) utiliza em seu processo produtivo insumos e matérias-primas importados. Dentre elas, 69% relataram dificuldade na aquisição desses insumos e matérias-primas, mesmo que pagando mais caro por eles, sendo que 24% das indústrias alegaram muita dificuldade.

Compartilhar a notícia

Veja também
dinheiro.jpeg
ECONOMIA

Inflação de fevereiro é a menor em 20 anos 

Analistas acreditam que inflação deve cair ainda mais do decorrer do ano 

ponto.jpg
ECONOMIA

Servidores federais passarão a ter controle eletrônico de frequência

Novo sistema inicia nesta segunda-feira para os funcionários da Advocacia-Geral da União, Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Agência Nacional do Cinema (Ancine)

WR Construtora inaugura "Absoluto", empreendimento de alto padrão em Valadares
ECONOMIA

WR Construtora inaugura "Absoluto", empreendimento de alto padrão em Valadares

Evento celebrou a inauguração do Absoluto e marcou o lançamento do Soho, reforçando a presença da WR na cidade

Ciclista morre ao colidir com placa irregular e família será indenizada
ECONOMIA

Ciclista morre ao colidir com placa irregular e família será indenizada

Justiça condena Montes Claros e restaurante a pagar R$ 10 mil por filha e pensão após morte causada por estrutura em local proibido

para você
Unânime.jpg
GERAL

Justiça absolve mulher que matou companheiro após décadas de agressões

Mulher deixou bilhete aos filhos dizendo que o ‘pesadelo acabou’

unileste
EDUCAçãO

Vale do Aço: Unileste oferta bolsas de estudo de até 100% durante toda graduação

As inscrições para o Vestibular Bolsa Destaque vão até o dia 08 de junho.

Ministério da educação
EDUCAçãO

Inep confirma realização do Enem 2022 nos dias 13 e 20 de novembro

Publicação no DOU também traz datas para Revalida, Encceja e Enade

Mulher acusada de planejar falso assalto para matar marido é julgada em Timóteo
POLíCIA

Mulher acusada de planejar falso assalto para matar marido é julgada em Timóteo

Luith Silva Pires Martins e João Victor Bruno Coura de Oliveira respondem por homicídio qualificado, em crime inicialmente tratado como latrocínio