Mulher é presa por chamar homem de "macaco fedorento" em ônibus
"Tu não presta, tu é preto da senzala. Crioulo fedido. Tira os óculos e vai catar papelão”, dizia.
Por Plox
12/04/2021 12h15 - Atualizado há mais de 3 anos
Uma mulher foi presa em flagrante por fazer ofensas racistas a um passageiro dentro de um ônibus, no último sábado (10). Ela chamou o homem, de 29 anos, de “macaco fedorento”. O caso aconteceu em Praia Grande, no litoral paulista.
Outros passageiros gravaram as ofensas da mulher contra o homem. “Macaco. Macaco fedorento. Tu não presta, tu é preto da senzala. Crioulo fedido. Tira os óculos e vai catar papelão”, dizia.
“Eu olhei sem entender e, quando virei para trás, a moça simplesmente, gratuitamente, me olhou e falou ‘é com você que estou falando mesmo seu macaco”, contou o homem à imprensa.
A esposa da vítima pediu ao motorista que parasse o ônibus porque iriam acionar a polícia. Após isso, a agressora disse que queria descer do ônibus, mas ele e a esposa não deixaram. “Eu travei a passagem, sem encostar nela, e falei que ela não sairia enquanto a polícia não chegasse”, disse. O ônibus foi parado.
“Falou que eu era imundo, além dos outros xingamentos. Eu não a ofendi, apenas falei ‘espera a viatura chegar’. Então ela disse ‘quando a viatura chegar você vai preso’, quando perguntei o porquê, ela respondeu ‘porque você é preto, macaco, da senzala e tem que estar na cadeia’”, relatou a vítima.
“Eu já sofri racismo outra vez, mas dessa vez não poderia deixar de denunciar. Nada justifica um ato racista, é um ódio gratuito. A pessoa te acha menor por você ser diferente. Você se sente impotente. Isso que aconteceu comigo, de certa maneira, acontece todo dia, com muitas pessoas”, relatou.
A Polícia Militar registrou o caso como injúria racial e a mulher foi presa em flagrante.