Depois de 30 anos, Cruzeiro volta a enfrentar o Náutico pela Copa do Brasil; Raposa foi campeã naquele ano

Após eliminar o Timbu naquele ano, o time celeste passou por São Paulo, Vasco e se sagrou campeão em cima do Grêmio, conquistando o primeiro dos seis títulos da Copa do Brasil

Por Matheus Valadares

12/04/2023 13h49 - Atualizado há mais de 1 ano

Maior campeão da Copa do Brasil, o Cruzeiro inicia sua caminhada na atual edição da competição nesta quinta-feira (13), às 19h. O adversário é o Náutico, e o jogo é válido pela 3ª fase do torneio.

O torcedor supersticioso e que se apega aos números pode ver este confronto com bons olhos. Na única vez que o time pernambucano cruzou o caminho celeste na competição, o Cruzeiro não só passou de fase, como se tornou o grande campeão.

Há 30 anos, as duas equipes se enfrentaram na fase de oitavas de final. Assim como neste ano, o primeiro jogo ocorreu nos Aflitos, em Recife. Na partida de ida, os mandantes venceram por 1 a 0, com gol marcado pelo atacante Paulo Leme. Já no jogo de volta, o time mineiro conseguiu reverter o placar reverso e classificar para a próxima fase após vencer a partida por 2 a 0. Nivaldo e Nonato fizeram os gols. 

Após eliminar o Timbu naquele ano, o time celeste passou por São Paulo, Vasco e se sagrou campeão em cima do Grêmio, conquistando o primeiro dos seis títulos da Copa do Brasil.

Equipe campeã da Copa do Brasil em 1993. Foto: Divulgação.

 

Outro ponto a favor da Raposa é o recente retrospecto entre as duas equipes. A última vitória do Náutico em cima do Cruzeiro foi em maio de 2009. Na ocasião, o time de Recife venceu por 2 a 0, em jogo válido pela 2ª rodada do Brasileirão. 

De lá pra cá, foram 11 partidas, sendo sete vitórias celeste e quatro empates. O último jogo entre os dois foi no ano passado, pela Série B. Jogando como mandante no Independência, o Cruzeiro venceu por 4 a 0.

Ao todo, são 38 confrontos, com larga vantagem para a Raposa. O time celeste venceu em 19 oportunidades e perdeu em outras 11. O confronto terminou empatado oito vezes.

Estreia oficial do Pepa

Após uma intertemporada e comandar o Cruzeiro em um amistoso e jogo-treino, o português Pepa finalmente estreará oficialmente como treinador do Cruzeiro. O europeu chega para substituir Paulo Pezzolano, que saiu da equipe após a eliminação para o América na semifinal do Campeonato Mineiro.

Pepa fará sua estreia oficial pelo Cruzeiro. Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro.

 

O treinador já realizou algumas mudanças na forma da equipe jogar. A principal é a alteração do esquema tático da equipe, que saiu formação com três zagueiros e volta a jogar com uma linha de quatro defensores.

Além disso, Pepa já afirmou que usará os atletas em sua posição de origem. Pezzolano havia feito algumas improvisações, o que foi motivo de críticas de boa parte da “China Azul”.

Para o confronto contra o Náutico, Pepa deve manter a formação do time que iniciou o jogo-treino contra o Juventude. O provável time deve ser: Rafael Cabral; William, Lucas Oliveira, Luciano Castán (Reynaldo) e Marlon; Ramiro, Filipe Machado e Mateus Vital; Bruno Rodrigues, Daniel Jr. e Gilberto.


 

Destaques