Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Educação

SENAI e Fassa Bortolo desenvolvem curso inédito para construção civil em Minas Gerais

A cooperação entre a instituição e a empresa foi oficializada em um evento na sede da FIEMG, em Belo Horizonte

12/04/2023 às 22:22 por Redação Plox

O SENAI Minas Gerais e a fabricante italiana de argamassas Fassa Bortolo firmaram parceria para criar um curso de formação profissional inédito voltado para o setor da construção civil em Minas Gerais. O curso terá foco no uso de equipamentos de projeção de revestimentos cimentícios, tecnologia que começa a despontar no país.

A cooperação entre a instituição e a empresa foi oficializada em um evento na sede da FIEMG, em Belo Horizonte. A capacitação será voltada tanto para profissionais experientes quanto para iniciantes e utilizará a tecnologia do Sistema Fassa Silo, que armazena, transporta, mistura e projeta argamassas com eficiência, qualidade e economia de materiais nos canteiros de obras.

O acordo com o SENAI permitirá que a Fassa ofereça ao mercado uma capacitação que envolve tecnologia de ponta. “Essa parceria cria sinergia positiva para trazer ao Brasil uma metodologia de construção que é muito importante para o país, que busca desenvolver eficiência produtiva", afirmou Ivan Aliberti, diretor administrativo e de comunicação da Fassa Bortolo.

Executivos da FIEMG e Fassa Bortolo. Foto: Fassa Bortolo / Divulgação.

O curso SENAI Fassa será ministrado na unidade Paulo de Tarso, conhecido como o "SENAI da Construção". A unidade receberá um sistema completo da Fassa Bortolo, composto de silo, máquinas de transporte, mistura e projeção, além de produtos da empresa que serão utilizados no curso e nas atividades de formação profissional de assentamento e revestimento de alvenaria.

Serão ofertadas três turmas de 20 alunos até julho de 2023, sendo dois cursos de aperfeiçoamento, com carga horária de oito horas, e um de iniciação, de 16 horas. Os alunos regulares do SENAI inscritos no programa Trilhas do Futuro poderão também se inscrever no novo curso de forma avulsa.

Para Christiano Leal, diretor regional do SENAI em Minas, o curso em sistemas de projeção cimentícia complementa a grade formativa oferecida pela instituição. “Estamos acompanhando o desenvolvimento tecnológico da construção civil brasileira”, diz Leal. “Com a expansão dessas tecnologias, as construtoras precisarão de profissionais especializados em sua operação”, pontua.

A tecnologia do Sistema Fassa Silo é utilizada há anos na Europa e acelera a produtividade das construtoras. “Ele permite o uso racional do espaço no canteiro de obras, evita o desperdício de material, aumenta a velocidade de aplicação e elimina o descarte das embalagens, um fator de sustentabilidade para o setor”, observa Aliberti.

A parceria entre a FIEMG e a Fassa Bortolo resultou em um amplo acordo de colaboração assinado durante o Minascon, realizado em novembro de 2022, em Poços de Caldas, no Sul de Minas. A Fassa começou a produzir argamassas e rejuntes em Matozinhos, em 2021, e atualmente o Sistema Silo é empregado em cerca de 50 obras de construtoras na Região Metropolitana de Belo Horizonte, incluindo a construção da Arena MRV, em BH, onde a Fassa Bortolo instalou seis de seus silos. A empresa é a fornecedora exclusiva de argamassas e rejuntes para o novo estádio de Belo Horizonte.

René Wakil, vice-presidente da FIEMG e presidente da Câmara da Indústria da Defesa e Segurança, destacou que as inovações são bem-vindas em qualquer segmento. Ele representou o presidente da Federação, Flávio Roscoe, na assinatura da parceria.

Com o novo curso, a Fassa Bortolo vê com otimismo as possibilidades de expansão de seus negócios em Minas Gerais. "Nós escolhemos o estado para investir porque o mercado é muito interessante e tem demanda por construção de obras de infraestrutura", opinou Aliberti.

Além dos ganhos de qualidade nas aplicações de rebocos e revestimentos, as construtoras que já utilizaram o sistema em Minas Gerais apontam satisfação dos colaboradores. “Os operários não precisam carregar peso no manuseio dos sacos de argamassa e podem trabalhar com o material na mistura ideal e homogênea, o que resulta em serviço feito com mais facilidade e qualidade”, explica Aliberti.

A parceria entre SENAI e Fassa Bortolo representa uma grande oportunidade para a formação de profissionais especializados em tecnologias inovadoras para o setor da construção civil, além de contribuir para a expansão de negócios da empresa italiana em Minas Gerais. Com o curso SENAI Fassa, o mercado mineiro poderá contar com trabalhadores capacitados para aplicar o Sistema Fassa Silo, uma tecnologia que aumenta a eficiência e a sustentabilidade das obras, gerando economia de materiais e proporcionando mais qualidade de vida aos colaboradores.

Compartilhar a notícia

Veja também
Aluno crava lápis na cabeça de colega durante briga em escola no litoral de SP
EDUCAçãO

Aluno crava lápis na cabeça de colega durante briga em escola no litoral de SP

Criança de 9 anos precisou ser levada ao hospital após ser agredida dentro da sala de aula; caso aconteceu na escola municipal Mahatma Gandhi, no Jardim Melvi

Aluno que cravou lápis na cabeça de colega é transferido de escola em Praia Grande (SP)
EDUCAçãO

Aluno que cravou lápis na cabeça de colega é transferido de escola em Praia Grande (SP)

Menino de 9 anos foi agredido dentro de sala de aula; autor do ataque será acompanhado pelo Conselho Tutelar e encaminhado aos serviços de saúde pública

Auditoria da CGU revela rombo de R$ 4,3 bilhões no MEC em registros patrimoniais e provisões
EDUCAçãO

Auditoria da CGU revela rombo de R$ 4,3 bilhões no MEC em registros patrimoniais e provisões

Relatório aponta falhas em controle de bens móveis, provisões de longo prazo sem justificativa e riscos no financiamento estudantil

Briga em escola termina com aluna ferida por tesoura em SP
EDUCAçãO

Briga em escola termina com aluna ferida por tesoura em SP

Confusão entre alunas em sala de aula terminou com adolescente de 17 anos machucada no rosto; polícia investiga o caso

Para você
Alta do IOF preocupa setor de viagens internacionais no Brasil
LAZER

Alta do IOF preocupa setor de viagens internacionais no Brasil

Tributação de 3,5% imposta pelo STF eleva custos e gera impacto direto em passagens, hospedagens e seguros

STF discute descriminalização do aborto até 12 semanas
POLíTICA

STF discute descriminalização do aborto até 12 semanas

Julgamento da ADPF 442, que pode descriminalizar o aborto voluntário até a 12ª semana, foi interrompido após votos favoráveis e segue sem nova data no STF.

Governo libera lote extra do PIS/Pasep para 1,6 milhão de trabalhadores; saiba quem tem direito
ECONOMIA

Governo libera lote extra do PIS/Pasep para 1,6 milhão de trabalhadores; saiba quem tem direito

Pagamento adicional beneficia mais de 1,6 milhão de trabalhadores excluídos do calendário regular por atraso de informações dos empregadores, com saques disponíveis até dezembro de 2025.

Grave acidente com ônibus deixa 15 mortos na BR-423, em Pernambuco
POLíCIA

Grave acidente com ônibus deixa 15 mortos na BR-423, em Pernambuco

Ônibus de turismo que voltava da Paraíba para a Bahia tombou após colisão com rochas; desgosto e comoção marcam acidente com vítimas fatais e dezenas de feridos