Chegada marcante: Bebê de 4,5 quilos nasce em BH

Recém-nascida "gigante" é destaque em maternidade da capital

Por Plox

12/04/2024 13h15 - Atualizado há 3 meses

Nasceu no dia 4 de abril, na Maternidade Odete Valadares, em Belo Horizonte, uma bebê considerada "gigante" pelos padrões médicos. Ketllin Sofia Araújo de Jesus veio ao mundo pesando 4,5 quilos, um fato que atraiu atenção pelo seu peso excepcional. Tanto a mãe, Isabel Madalena de Jesus, quanto a bebê estão em boas condições de saúde.

Foto: Arquivo pessoal

Circunstâncias do parto e condições de saúde

Transferência urgente e diabetes como fator de risco

Isabel foi transferida de emergência de uma unidade de saúde em Ouro Preto para realizar o parto na capital mineira, em função dos riscos associados ao seu quadro de diabetes. "Ela foi considerada um bebê gigante. Por eu ser diabética, a criança tende a nascer maior", explicou Isabel, que agora está com sua quinta filha. Esta condição de saúde, adquirida há três anos durante outra gestação, fez com que Isabel desse à luz outro bebê grande, embora menor que Ketllin, pesando 4 quilos.

Implicações médicas do diabetes na gestação

A obstetra Ana Cláudia Capanema Braga, da Maternidade Odete Valadares, detalhou como o diabetes gestacional influencia o tamanho do bebê. "Os hormônios placentários podem alterar o metabolismo da mãe, aumentando a quantidade de glicose no organismo. Esse excesso de glicose é transferido para o feto, levando a um crescimento acelerado", explicou a médica. Isabel e Ketllin estão se recuperando bem e esperam retornar em breve para casa.

Destaques