Glauber Braga completa 84h de jejum e permanece na Câmara

Deputado do PSOL segue greve de fome e dorme no plenário após parecer favorável à sua cassação

Por Plox

12/04/2025 17h21 - Atualizado há 11 dias

O deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) chegou neste sábado (12) à marca de 84 horas em greve de fome, conforme informou sua assessoria. Desde a última quarta-feira (9), ele se recusa a se alimentar em protesto contra a aprovação do parecer que recomenda sua cassação, decisão tomada pelo Conselho de Ética da Câmara dos Deputados.


Imagem Foto: Divulgação


Além da privação voluntária de alimentos, Glauber tem passado as noites no plenário 5 da Câmara, local onde ocorreu a sessão em que sua cassação foi aprovada. Segundo a assessoria, o parlamentar tem dormido em média quatro horas por noite e ingerido apenas água, água de coco e soluções isotônicas para manter a hidratação.



De acordo com o médico Bernardo Ramos, que faz parte da equipe responsável pelo acompanhamento do deputado, os sinais vitais permanecem estáveis, com pressão arterial dentro da normalidade e pulsos vigorosos.
\"Apesar do abatimento físico, seu estado geral é bom e seu brio continua evidente\", afirmou o profissional.

A equipe médica tem realizado duas visitas diárias para acompanhar sua evolução.


O processo que pode resultar na perda do mandato do parlamentar teve origem após um episódio em abril de 2024, quando Glauber agrediu fisicamente o influenciador Gabriel Costenaro, membro do Movimento Brasil Livre (MBL). O deputado, no entanto, alega estar sendo vítima de perseguição política por parte do ex-presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), especialmente após críticas que fez ao chamado orçamento secreto.


Destaques