Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Saúde

Covid-19: saiba como comprovar comorbidades para a vacinação

Entre as comprovações estão exames, relatórios médicos e receitas

12/05/2021 às 19:20 por Redação Plox

O Plano Nacional de Operacionalização de Vacinação contra a Covid-19 (PNO) avançou para a fase de orientação da imunização de pessoas com comorbidades. O termo é empregado para pessoas com condições de saúde diversas, como doenças crônicas, que podem facilitar a evolução do quadro de infecção para uma situação grave, o que traz mais riscos de morte e sobrecarrega do sistema de saúde, com internações.

As pessoas com comorbidades entraram na fila dos grupos prioritários após trabalhadores e saúde, idosos em instituições de longa permanência, povos indígenas, idosos em diversas faixas etárias (a partir de 60 anos) e parte das forças de segurança que atuam nas ruas e na repressão a ilícitos.

Ainda de acordo com o PNO, os estados podem alterar a ordem das prioridades de vacinação. Portanto, caso uma pessoa queira saber se chegou a sua vez, é fundamental que ela consulte a dinâmica de imunização em seu respectivo estado ou cidade.

Mas como comprovar as chamadas comorbidades? O Ministério da Saúde orienta que as pessoas estejam pré-cadastradas no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI) ou em unidades de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).

Contudo, isso não é uma condição. Qualquer pessoa que se enquadrar no grupo de comorbidades pode se dirigir ao posto de vacinação e apresentar algum tipo de comprovação de sua condição de saúde.

Entre as comprovações estão exames, relatórios médicos, receitas, prescrições médicas, diagnósticos ou documentos semelhantes que comprovem que o cidadão possui uma das doenças ou condições listadas:

Lista de comorbidades.
Foto: Reprodução Agência Brasil

 

Critérios
O Ministério da Saúde orienta as autoridades locais de saúde que, dentro do universo das pessoas acometidas com comorbidades, seja empregado o critério de idade em grupos de intervalos de cinco anos.

Assim, seriam imunizados primeiro as pessoas com 55 a 59 anos. Em seguida, aquelas com 50 a 54 anos. E assim por diante até a idade mínima dos grupos prioritários, de 18 anos.

Compartilhar a notícia

Veja também
Hospital Márcio Cunha celebra 60 anos com solenidade emocionante em Ipatinga
SAúDE

Hospital Márcio Cunha celebra 60 anos com solenidade emocionante em Ipatinga

Evento no Centro Cultural Usiminas relembrou a trajetória de excelência e homenageou nomes que marcaram a história do HMC

Capa
SAúDE

Neuropediatra Marcone Oliveira lança primeiro livro em Ipatinga e revela detalhes no PodPlox

PodPlox é o programa de entrevistas oficial da Plox Brasil, no modelo podcast, transmitido ao vivo e que também pode ser acessado posteriormente por livre demanda

Idosa
SAúDE

Pandemia impede diagnóstico precoce de câncer de pele

Alerta é da Sociedade Brasileira de Dermatologia

Hospital
SAúDE

Hospital e Maternidade Vital Brazil inaugura consultórios para atendimento particular e convênios em Timóteo

O atendimento será de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 17h. As agendas já estão abertas e as consultas podem ser marcadas pelo agendamento on-line

para você
ipatinga
ESPORTES

Ipatinga FC arranca empate fora de casa contra o Democrata-SL

Em um jogo de golaços, o destaque do jogo foi o meia do Tigre, Netinho, com dois gols

Professora que agrediu criança de 4 anos com pilha de livros é presa; relembre o caso
POLíCIA

Professora que agrediu criança de 4 anos com pilha de livros é presa; relembre o caso

Leonice Batista dos Santos, de 49 anos, foi presa preventivamente em Palmeira das Missões após imagens mostrarem agressão dentro de escola em Caxias do Sul

POLíTICA

Candidatos desistem em massa em Minas Gerais; duas mortes registradas após início das campanhas

Atualização da Justiça Eleitoral revela que mais de 160 candidatos em Minas Gerais renunciaram às eleições de outubro, incluindo quatro postulantes a prefeituras.

Estudantes de Belo Oriente exploram origem do nome Cachoeira Escura em jornada cultural
EDUCAçãO

Estudantes de Belo Oriente exploram origem do nome Cachoeira Escura em jornada cultural

Alunos vivenciam aula ao ar livre no distrito de Perpétuo Socorro durante evento estadual sobre patrimônio