Retorno das aulas presenciais em Ipatinga preocupa comissão de Educação na ALMG

Prefeitura do município do Vale do Aço comunicou adoção de modelo híbrido na rede municipal a partir desta semana

Por Plox

12/05/2021 15h29 - Atualizado há mais de 3 anos

A Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) se reúne nesta quinta-feira (13), em audiência pública, para debater a retomada das aulas presenciais na rede municipal de ensino de Ipatinga-MG, no Vale do Aço. O encontro, solicitado pela presidenta da comissão, deputada Beatriz Cerqueira (PT), terá início às 10 horas, no Auditório do andar SE.

As aulas semipresenciais, com o revezamento de alunos, tinham retornado na rede municipal no dia 22 de fevereiro. No entanto, com a inclusão de todos os municípios mineiros na onda roxa do Plano Minas Consciente, mais restritiva, as escolas foram novamente fechadas em março.

Foto: Marcelo Augusto / PLOX / Arquivo

 

Em reunião da subsede de Ipatinga do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE) com a secretaria municipal de Educação, no dia 3 de maio, foi comunicada a decisão de retomar o ensino semipresencial a partir do início desta semana, no dia 10. Segundo o sindicato, o funcionamento das escolas se dará com 50% de ocupação, com o revezamento de alunos nos formatos presencial e remoto, a cada semana. 

A secretária de Educação de Ipatinga, Patrícia Avelar, destacou a organização presente nas escolas nessa nova retomada. “Desde a primeira vez que optamos pela forma semipresencial no ensino na rede municipal, o que vemos são escolas extremamente organizadas. Nossos alunos, assim como os professores e demais servidores, sempre são orientados por profissionais acerca de procedimentos-padrões para evitar a propagação do coronavírus e garantir a proteção de todos”, disse. 

Foto: Divulgação/PMI

 

A Secretaria de Educação reforça que mantendo o diálogo e democracia, neste momento de pandemia, os pais ou responsáveis podem definir se os filhos estudarão no formato semipresencial ou somente no remoto. Para os alunos que optarem pelas aulas remotas, os cadernos de atividades poderão ser acessados on-line na plataforma Educasa ou retirados diretamente nas escolas, onde ficarão disponíveis no formato impresso. 

O prefeito Gustavo Nunes enfatizou a importância deste retorno para o município. “Hoje é um dia importante para o sistema de Educação de Ipatinga, pois temos a oportunidade de retomar as aulas que foram suspensas em virtude da ‘Onda Roxa’ imposta pelo Estado. Retornamos ainda com mais segurança e na certeza de que o melhor para nossas crianças é estarem na escola, no convívio presencial com o aprendizado, com o professor e com os colegas”. 


 

Destaques