Projeto leva educação para o trânsito nas escolas de ensino infantil de Timóteo

Trabalho faz parte programação do Maio Amarelo, que visa chamar a atenção da sociedade para os altos índices de acidentes e mortes no trânsito

Por Plox

12/05/2022 14h29 - Atualizado há quase 2 anos

A terça-feira (12) marcou a abertura do "Projeto Crianças conscientizadas no presente, Trânsito seguro no futuro" na Escola Municipal Infantil Monteiro Lobato, no Bairro Primavera, como parte da programação do Maio Amarelo, que visa chamar a atenção da sociedade para os altos índices de acidentes e mortes no trânsito.

Por meio de uma parceria da Secretaria de Educação com a Aperam South América, a empresa G7 Log - que é prestadora de serviços da siderúrgica, apresentou o projeto Mini Caminhão Elétrico Infantil que simula situações de trânsito junto aos alunos na faixa etária de 3 a 6 anos. 

Foto: Divulgação / PMT

 

A G7 Log é uma empresa de logística sediada em Tubarão (SC) que desenvolve junto às escolas de educação infantil a conscientização dos pequenos com informações sobre legislação, princípios e valores que fazem parte da convivência em sociedade, de forma a demonstrar a importância de um trânsito mais seguro desde a fase de alfabetização.

O trabalho consiste na simulação de situações de trânsito em uma pista com lombada, faixa de pedestres e sinalização vertical por meio de placas de trânsito. Após uma aula, as crianças fazem um circuito dentro de caminhões elétricos vivenciando as possíveis situações do dia a dia de um motorista adulto. O trabalho educativo é realizado pelo instrutor da G7 Log, Valnoir Rodrigues da Rosa, que explicou que essa é a primeira vez que a empresa realiza esse trabalho fora de Santa Catarina. 

Foto: Divulgação / PMT


 

Em Timóteo o projeto Mini Caminhão Elétrico Infantil será levado para 9 escolas de educação infantil nesta e na próxima semana. Logo depois eles estarão em Ipatinga, João Monlevade e Santana do Paraíso.  Na aula são apresentadas, por exemplo, a obrigatoriedade do uso de cinto de segurança, a importância de travessia na faixa de pedestres, as placas de sinalização e a restrição do uso de celular pelos motoristas enquanto dirigem.

Foto: Divulgação / PMT

 

A diretora da Escola Monteiro Lobato, Cláudia Daros, destacou a mérito da iniciativa ao proporcionar às crianças a oportunidade de conhecer a realidade do trânsito “in loco” com um mini caminhão elétrico rodando em uma avenida simulada com as faixas e placas de sinalização. 

“Essa experiência as crianças vão levar para a vida toda e terá reflexos positivos na fase adulta”, destacou Cláudia. Ao todo quatro turmas com 160 alunos, com idade entre 3 e 5 anos, participaram da ação. A diretora aproveitou para agradecer a Secretaria Municipal de Educação, a Aperam e a G7 Log pelo projeto.

Foto: Divulgação / PMT

 

A secretária municipal de Educação, Marcia Lessa, por sua vez, reiterou que a atividade integra o Maio Amarelo e é parte de um projeto maior que é a Transitolândia que, desde 1998, é desenvolvido no Município por meio de uma parceria da Prefeitura de Timóteo, através da Secretaria Municipal de Educação, com a Fundação Aperam Acesita, 85ª Cia de Polícia Miilitar, Rotary Club de Acesita, Saritur e Superintendência Regional de Ensino (SRE) e que culmina com as atividades da Semana Nacional do Trânsito, realizado no mês de setembro. 

“Essa ação da Aperam juntamente com a G7 Log é muito relevante, pois reforça a abordagem pedagógica do Maio Amarelo junto aos alunos da rede municipal de educação infantil”, citou Marcia Lessa, lembrando que o projeto da G7 Log é pioneiro e inédito na região ao valorizar conceitos importantes para um trânsito mais seguro de uma forma lúdica e prática. 

Destaques