Falecimento de Amália Barros, figura emblemática do PL Mulher e defensora dos direitos das pessoas com deficiência

A deputada, que teve uma destacada trajetória de superação e ativismo, faleceu após complicações médicas em São Paulo

Por Plox

12/05/2024 07h51 - Atualizado há cerca de 1 ano

Na madrugada deste domingo, 12 de maio de 2024, a deputada Amália Barros (PL-MT), notável por sua vice-presidência no PL Mulher, veio a falecer. A notícia de seu falecimento foi confirmada através das redes sociais da própria parlamentar, que estava hospitalizada desde o dia 1° de maio na cidade de São Paulo devido a complicações surgidas após a retirada de um nódulo no pâncreas, tendo necessitado passar por quatro intervenções cirúrgicas.

Deputada Amália Barros Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Percurso e legado de Amália Barros

Nascida em Mogi-Mirim, São Paulo, Amália Barros, aos 39 anos, estava cumprindo seu primeiro mandato como deputada federal. Ela já era uma figura reconhecida nacionalmente antes mesmo de sua carreira política oficial começar, graças à sua luta pela aprovação de legislações importantes, como a Lei nº 14.126/2021. Esta lei reconhece a visão monocular como uma deficiência sensorial, um feito inspirado por sua própria experiência pessoal, pois Amália perdeu a visão de um olho aos 20 anos devido à toxoplasmose. Essa condição levou-a a se submeter a 15 cirurgias e eventualmente à remoção do olho, substituído por uma prótese em 2016.

Além de sua atividade legislativa, Amália Barros fundou um instituto social e foi autora do livro "Se Enxerga", onde narra sua inspiradora jornada pessoal e a luta pelos direitos das pessoas com deficiência. Sua eleição em 2022, com 70 mil votos em Mato Grosso, consolidou seu papel como uma influente ativista, e ela assumiu posições de liderança em várias frentes, incluindo a Frente Parlamentar da Pessoa com Deficiência e a Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência.

Amália na política e no PL Mulher

Amália também ocupava o cargo de vice-presidente nacional do PL Mulher, tendo como madrinha política Michelle Bolsonaro, a ex-primeira-dama. Seu trabalho e dedicação à causa das pessoas com deficiência a destacaram como uma figura carismática e comprometida no cenário político brasileiro.

A deputada deixa um legado de luta e perseverança, marcando profundamente as políticas voltadas para a inclusão e os direitos das pessoas com deficiência no Brasil. Seu falecimento é lamentado por colegas, apoiadores e todos aqueles impactados por seu trabalho e dedicação.

Destaques