Brasil brilha e conquista três ouros na Copa do Mundo de Ginástica Rítmica

Seleção feminina leva medalhas inéditas em Portimão, com destaque para a classificação geral e apresentações ao som de 'Evidências' e 'Rei Leão'

Por Plox

12/05/2025 11h40 - Atualizado há 1 dia

O Brasil começou a temporada da Ginástica Rítmica com o pé direito. No primeiro compromisso internacional deste novo ciclo olímpico rumo aos Jogos de Los Angeles 2028, a equipe brasileira deu show em Portugal e garantiu três medalhas de ouro na Copa do Mundo de Portimão.



Di
Imagem Foto:Redes sociais
vulgação/CBG/Direitos Reservados


A grande conquista veio com o título inédito na classificação geral, resultado da soma das notas das séries simples e mista, marcando um início promissor no calendário competitivo da equipe. As brasileiras mostraram evolução nas finais realizadas no domingo (11), superando os desempenhos das classificatórias.


Na série com cinco fitas, a equipe formada por Maria Eduarda Arakaki, Maria Paula Caminha, Mariana Gonçalves, Ana Luiza Franceschi, Nicole Pircio e Bárbara Urquiza recebeu 26.700 pontos, superando a nota anterior de 25.200 e garantindo o lugar mais alto do pódio.



Na sequência, veio o ouro na série mista com três bolas e dois arcos, embalada pela icônica música 'Evidências', de Chitãozinho e Xororó. A apresentação conquistou 27.500 pontos, consolidando a força e criatividade do conjunto brasileiro na competição.


Além do sucesso coletivo, o Brasil também contou com a participação de Babi Domingos nas finais individuais. Ao som da trilha do 'Rei Leão', ela disputou a decisão no aparelho arco, alcançando a sexta colocação com nota 27.500. O pódio foi dominado pelas bielorrussas Alina Harnasko e Anastasiia Salos, que levaram ouro e prata, respectivamente, enquanto o bronze ficou com a americana Megan Chu.



Encerrando a temporada com expectativa elevada, a Seleção Brasileira já tem compromisso marcado no calendário: o Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica acontecerá no Brasil, de 20 a 24 de agosto. O evento será realizado na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico do Rio de Janeiro, e promete reunir mais de 400 atletas de 70 países. A venda de ingressos começa nesta terça-feira (13) pela plataforma ingresse.com.



Com essas conquistas, o Brasil reafirma seu protagonismo na ginástica rítmica internacional, abrindo caminho para novos feitos até os Jogos Olímpicos de 2028.


Destaques