Encontro político reúne bolsonaristas e presidente da Câmara em Nova York

Hugo Motta janta com Ciro Nogueira, Antônio Rueda, Eduardo Bolsonaro, Guilherme Derrite e Gusttavo Lima nos Estados Unidos

Por Plox

12/05/2025 18h53 - Atualizado há 2 dias

Durante uma visita a Nova York, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), participou de um jantar com figuras conhecidas do cenário político e aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro.


Imagem Foto: Redes sociais


O encontro, que ocorreu no sábado (10/5), contou com a presença do senador Ciro Nogueira (PP-PI), um dos principais nomes do centrão e ligado ao bolsonarismo, além de Antônio Rueda, presidente nacional do União Brasil, do deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), e do secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite (PP).



O cantor sertanejo Gusttavo Lima também participou do jantar. Nos primeiros meses do ano, ele chegou a declarar a intenção de concorrer à Presidência da República em 2026. À época, afirmou que buscaria conversar tanto com Bolsonaro quanto com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com o objetivo de contribuir para a despolarização do país. No entanto, recuou da ideia pouco tempo depois.



A reunião em solo norte-americano ganhou destaque após as imagens do encontro serem divulgadas nas redes sociais de Ciro Nogueira. Em uma das postagens, ele aparece ao lado de Rueda, Derrite e Eduardo Bolsonaro, mas sem a presença de Hugo Motta ou do artista.


Desde que assumiu a presidência da Câmara no início de 2025, Hugo Motta tem sido alvo de críticas por parte de parlamentares aliados de Bolsonaro, especialmente por não ter colocado em pauta o Projeto de Lei que visa anistiar os envolvidos nos atos de vandalismo e tentativa de golpe ocorridos durante a invasão à Praça dos Três Poderes, em 8 de janeiro de 2023.


\"A vida pública exige diálogo com todos os setores. Nova York foi palco de conversas importantes para o futuro do Brasil\", comentou um dos participantes do jantar nas redes sociais

.

O encontro reforça a articulação entre nomes ligados ao bolsonarismo e líderes do Congresso, sinalizando movimentações políticas de olho no cenário eleitoral de 2026.


Destaques