Lula usa símbolo militar russo em encontro com Putin

Presidente brasileiro aparece com fita de São Jorge durante jantar em Moscou e gera interpretações sobre apoio ao regime russo

Por Plox

12/05/2025 13h19 - Atualizado há 4 dias

Durante um jantar oficial em Moscou, realizado na quinta-feira (8), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chamou atenção ao aparecer com um adereço simbólico na lapela do paletó.


Imagem Foto: Presidência


Tratava-se da fita de São Jorge, um ícone russo associado há décadas à bravura militar e à resistência durante a Segunda Guerra Mundial. Inicialmente usada como homenagem às tropas soviéticas que combateram a Alemanha nazista, a fita acabou sendo ressignificada nos últimos anos.



Sob o governo de Vladimir Putin, que já ocupa o poder há mais tempo que qualquer outro líder russo desde Josef Stálin, o símbolo passou a representar não apenas o passado de combate, mas também uma forma de lealdade ideológica ao atual regime russo. A presença do adereço no vestuário de Lula, portanto, levantou questionamentos sobre possíveis mensagens políticas implícitas em meio à sua visita oficial ao país.



No mesmo dia, em entrevista à revista norte-americana The New Yorker, Lula revelou ter ligado diretamente para Putin. Na conversa, fez um apelo pelo fim da guerra na Ucrânia:
“Putin, acho que já está na hora de você voltar para a política. Acabe com isso. O mundo precisa de política, não de guerra. Você faz falta”

, afirmou o presidente brasileiro.

No dia seguinte ao jantar, Vladimir Putin discursou na Praça Vermelha, durante as celebrações do Dia da Vitória. Em sua fala, o presidente russo reforçou que a sociedade do país apoia amplamente a chamada “operação militar especial” em andamento, reiterando a narrativa oficial do Kremlin sobre o conflito com a Ucrânia.


Destaques