Há um ingrediente nas jujubas que te fariam pensar duas vezes antes de comê-las

O aspecto brilhante delas se deve a um ingrediente especial

Por Plox

12/06/2019 12h41 - Atualizado há 10 meses

 

Sabe aquelas jujubas docinhas e brilhantes que comemos uma, duas e até um pacote inteiro sem nem percebermos? Pois o que faz com que o esmalte delas sejam tão brilhantes é nada mais, nada menos do que o lac bug, que são secreções de um besouro da Tailândia e da Índia. 

 

Esse inseto fica nas árvores e ingerem a seiva delas. A resina dura excretada pela fêmea é retirada dos galhos, processados e vendidos como flocos secos, se dissolvem em álcool para fazer goma laca, substância usada como corante de pincel, esmalte de alimentos e acabamento de madeira. Ele é conhecido como esmalte de confeiteiro.
Para quem não se imagina mais comendo jujubas esmaltadas por excrementos de besouros, a ONG ativista dos direitos dos animais, PETA, tem feito campanha para que “empresas de doces desafiem seus doces”, produzindo as guloseimas com ingredientes que não utilizem animais.


Apesar de causar certa repulsa em muita gente, a prática é vista como segura para o consumo pela Food and Drug Administration (FDA), por isso, o material é utilizado em várias guloseimas e até em remédios. 

Atualização 15h46

Destaques