Moradores de outras cidades lotam comércio de Fabriciano no Dia dos Namorados

Por Plox

12/06/2020 15h57 - Atualizado há quase 4 anos

Moradores de todo o Vale do Aço lotaram o comércio de Coronel Fabriciano-MG nesta sexta-feira (12), buscando presentes para o Dia dos Namorados.

O acúmulo de transeuntes, uma vez que o comércio de Ipatinga-MG considerado não essencial se encontra fechado, vai em contramão aos cuidados que precisam ser tomados em meio à pandemia causada pelo novo coronavírus. 

O PLOX conversou com A. M. N., de 27 anos, morador de Ipatinga. Ele disse à reportagem que na procura em cima da hora por um presente, acabou chegando até a cidade.

WhatsApp Image 2020-06-12 at 15.38.56 (1) Foto: Marcelo Augusto/PLOX

 

“Eu não podia deixar a data passar em branco, então procurei por algo em Ipatinga. Como nada abriu, acabei vindo para Coronel Fabriciano. O maior problema foi o trânsito”, disse ele ao PLOX. 

Outros leitores reclamaram nas redes sociais referente ao trânsito entre as duas cidades, que segundo eles estava incomum. Alguns compararam a situação no comércio da cidade com a véspera de Natal. 

WhatsApp Image 2020-06-12 at 15.38.55 (1) Foto: Marcelo Augusto/PLOX

 

Comércio aberto em Coronel Fabriciano e Timóteo

Segundo a Medida Provisória 927/2020, todos os segmentos comerciais têm permissão para funcionar em Timóteo e Coronel Fabriciano. Em Ipatinga, apenas as chamadas “atividades essenciais” estão autorizadas a abrir.   

Referendada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a MP 927/2020 prevê o aproveitamento e antecipação de feriados no período da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). No texto da Medida Provisória fica claro que empregado e o empregador poderão celebrar acordo individual escrito, que terá preponderância sobre os demais instrumentos normativos, legais e negociais, respeitados os limites estabelecidos na Constituição.

WhatsApp Image 2020-06-12 at 15.38.54 (1) Foto: Marcelo Augusto/PLOX

 

Em Fabriciano, os setores comerciais não essenciais devem cumprir a jornada de trabalho que atualmente é praticada aos sábados, ou seja, das 8h às 18h. Em Timóteo, a abertura está permitida das 9h às 19h.
 
Em Ipatinga, por força de decreto municipal, as atividades não essenciais estão impedidas de abrir em qualquer hipótese. 

Atividades essenciais 

Os setores considerados atividades essenciais e com permissão para funcionar neste período de pandemia estão listados no Decreto Federal Nº 10.282. Têm autorização para abrir, por exemplo, academias, óticas, supermercados, açougues, mercearias, casas de carne, hortifrútis, clínicas médicas, funerárias, pet shops, farmácias, padarias, salões de beleza, barbearias, locadoras de veículos e casas lotéricas.
 

Destaques