Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Geral

Combate a incêndio em vegetação evita explosão no Vale do Aço

quipe de bombeiros enfrenta chamas e isola perigo em tanque de GLP

12/06/2023 às 11:14 por Redação Plox

Nesse domingo (11), um incêndio de grandes proporções assustou moradores da rua Jasmim, no bairro Águas Claras, em Santana do Paraíso, Minas Gerais. A ocorrência iniciou às 15h43 e foi encerrada apenas às 21h52, após mais de seis horas de trabalho intenso de combate às chamas.

Foto: Divulgação Corpo de Bombeiros

 

Desafio e risco iminente

Os bombeiros foram acionados e ao chegarem ao local, depararam-se com um cenário perigoso. Em meio à vegetação incendiada, havia um tanque de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) de um estabelecimento comercial próximo, que apresentava um isolamento físico precário. O tanque estava em contato direto com as chamas, o que gerava um risco de explosão.

Foto: Divulgação Corpo de Bombeiros

 

Os profissionais de combate ao incêndio direcionaram os primeiros esforços para proteger o tanque. Utilizando cerca de 1000 litros de água, foi possível isolar e extinguir as chamas que ameaçavam a estrutura.

Atuação estratégica e desafios adicionais

Após a segurança do tanque ser garantida, a equipe de bombeiros voltou suas atenções para o restante da vegetação em chamas. Com a ajuda de abafadores, os profissionais tentaram controlar e direcionar a linha de fogo para uma área de pasto. A estratégia tinha como objetivo minimizar o risco para as residências próximas e para uma mata na região.

Entretanto, os desafios do terreno dificultaram o trabalho de combate direto ao incêndio. Em uma área isolada, o fogo atingiu uma vegetação de capim com cerca de 1,70m de altura, tornando o acesso ao local perigoso para a equipe.

Foto: Divulgação Corpo de Bombeiros

 

A existência de estradas na direção do avanço das chamas ajudou a constituir um aceiro natural, permitindo que o fogo fosse combatido de maneira indireta.

Resultados e Consequências

Os bombeiros encerraram os trabalhos após eliminar o risco de alastramento das chamas. De volta ao ponto zero, foi possível medir a extensão do estrago causado pelo incêndio. Utilizando um aplicativo especializado, a equipe identificou que uma área de aproximadamente 38 hectares de vegetação tipo pasto havia sido consumida pelo fogo.

A ação rápida e eficiente dos bombeiros conseguiu evitar uma tragédia maior, não tendo sido registradas vítimas na ocorrência.

Compartilhar a notícia

para você
EDUCAçãO

Profissionais da Educação Especial de Coronel Fabriciano participam de Seminário de Capacitação

O evento tem como objetivo principal acolher e capacitar os profissionais que atuam no atendimento educacional especial nas escolas estaduais da região

dinheiro.jpg
ECONOMIA

Prefeitura de Ipatinga define datas para pagamento de segunda parcela do 13º 

Segundo a Prefeitura, o novo calendário de pagamento contempla 4.650 servidores com a segunda parcela da gratificação anual

jogo
ESPORTES

Ipatinga Feminino vence Flamengo de São Pedro pela Série A3 do Brasileiro

Thayane e Jéssica marcaram para o time do Vale do Aço

presépio.JPG
LAZER

Presépio Coletivo é inaugurado em Ipatinga

Exposição em cartaz até 11 de janeiro reforça conceito de sustentabilidade ao reutilizar 8 mil caixas longa vida como principal matéria-prima