Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Lazer

"Dia dos Namorados: descubra como amor e paixão impactam positivamente a saúde"

Ela destaca que os sentimentos de paixão e amor podem aumentar a felicidade, satisfação e contentamento, promovendo o bem-estar emocional.

12/06/2023 às 12:14 por Redação Plox

No Dia dos Namorados, celebrado em 12 de junho, as expressões de amor e paixão são intensificadas. Além do aspecto afetivo, estes sentimentos também possuem um papel importante na promoção da saúde, de acordo com a psiquiatra Julia Trindade, membro da ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria).

 

WIRESTOCK/FREEPIK

Entendendo a paixão e o amor

A paixão é normalmente caracterizada por uma atração intensa e um forte impulso motivacional, que nem sempre precisa ser correspondido, explica Trindade. Este sentimento ativa áreas de recompensa no cérebro, como o núcleo accumbens, provocando a liberação de dopamina e noradrenalina. Estes neurotransmissores são responsáveis por desencadear reações como o aumento da frequência cardíaca, suor e dilatação das pupilas.

Por outro lado, o amor é uma experiência mais profunda e duradoura, envolvendo conexão emocional, intimidade e comprometimento. Estudos sugerem que o amor romântico está associado à área do córtex pré-frontal, que gerencia processos cognitivos e regula as emoções, aponta Trindade.

Os benefícios do amor à saúde

A psiquiatra Jéssica Martani acrescenta que se apaixonar traz inúmeros benefícios à saúde. Ela destaca que os sentimentos de paixão e amor podem aumentar a felicidade, satisfação e contentamento, promovendo o bem-estar emocional.

Estar apaixonado também pode resultar em uma redução dos níveis de cortisol, conhecido como o hormônio do estresse, contribuindo para um estado de relaxamento. Além disso, o amor e a intimidade são capazes de fortalecer o sistema imunológico, tornando-o mais eficiente na proteção contra doenças e auxiliando na recuperação de enfermidades.

Há evidências de que um relacionamento amoroso saudável está associado a uma maior expectativa de vida e a uma menor incidência de transtornos psiquiátricos, incluindo depressão grave, e pode reduzir o risco de suicídio, aponta Martani. A existência de um relacionamento amoroso também aumenta a autoconfiança e diminui o isolamento social.

Os hormônios da paixão e do amor

Entre os responsáveis por esses benefícios, Martani e Trindade destacam a dopamina, ocitocina, serotonina e adrenalina. A paixão inicial está associada ao aumento significativo nos níveis de dopamina, fundamental para a sensação de motivação, recompensa e prazer. A ocitocina, conhecida como o hormônio do amor, é liberada com a intimidade e o apego emocional, promovendo sentimentos de confiança, empatia e vínculo social, além de ajudar a reduzir a ansiedade. A paixão também pode resultar no aumento dos níveis de serotonina, que regula o humor e as emoções.

Adicionalmente, a adrenalina é liberada na fase inicial da paixão, provocando excitação, aceleração dos batimentos cardíacos e aumento de energia.

Outro hormônio que merece destaque é a vasopressina, que atua na formação de relações íntimas e na fidelidade, sendo associada ao apego duradouro e à formação de laços românticos estáveis. As sensações de excitação e felicidade provocadas pela paixão também podem levar à liberação de endorfinas, neurotransmissores que promovem sensações de bem-estar e alívio da dor, explica Trindade.

Impactos na saúde cardiovascular e mental

Julia Trindade acrescenta que o sistema cardiovascular é beneficiado, pois a excitação gerada pela paixão pode aumentar a frequência cardíaca e melhorar a circulação sanguínea. Além disso, a saúde mental também é favorecida, uma vez que os neurotransmissores e hormônios liberados aumentam as sensações de felicidade, alegria, segurança, pertencimento e bem-estar, melhorando o humor de quem está apaixonado.

Compartilhar a notícia

Veja também
Artesanato do Vale do Jequitinhonha é representado em exposição fotográfica
LAZER

Artesanato do Vale do Jequitinhonha é representado em exposição fotográfica

Mostra realizada pela Fundação Aperam Acesita exibe peças de cerâmica e bordado, além foto dos artesãos e do processo de criação da peças

Exposição gratuita celebra artistas do Ipaneminha na Estação Memória em Ipatinga
LAZER

Exposição gratuita celebra artistas do Ipaneminha na Estação Memória em Ipatinga

Mostra com entrada gratuita reúne obras de artistas e estudantes locais até 30 de setembro

Cinema
LAZER

Cinema reabre em Ipatinga neste sábado

Fechado desde março de 2020 cinema reabre amanhã (01/05) com todos os protocolos implantados após decreto da prefeitura de Ipatinga.

Iphan detalha edital de premiação que reconhece ações na área do Patrimônio Cultural
LAZER

Iphan detalha edital de premiação que reconhece ações na área do Patrimônio Cultural

Evento online, nesta quarta-feira, 7, vai esclarecer dúvidas dos interessados em se inscrever no Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade

para você
Pix ganha botão digital para contestar golpes e fraudes
ECONOMIA

Pix ganha botão digital para contestar golpes e fraudes

Recurso começa a valer nesta quarta-feira (1º) e promete agilizar devoluções em casos de crime

POLíTICA

Governo investe R$ 4,2 milhões para criar streaming público de filmes nacionais

Plataforma gratuita deve ampliar acesso ao cinema brasileiro e apoiar exibição em escolas

Ipatinga sedia reunião sobre criação de Polo Agroecológico no Vale do Aço
POLíTICA

Ipatinga sedia reunião sobre criação de Polo Agroecológico no Vale do Aço

Encontro discute Projeto de Lei nº 1.183/2023 e reúne autoridades, agricultores e entidades ligadas ao setor

Subiu para 11 o número de mortos em capotamento de ônibus em MG
POLíCIA

Subiu para 11 o número de mortos em capotamento de ônibus em MG

Veículo com 46 ocupantes saiu de Goiânia com destino a Ribeirão Preto; vítimas foram socorridas em Uberlândia e Araguari