Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Saúde

Tempo frio piora dores reumáticas? Especialista explica

No Brasil, são mais de 15 milhões de portadores de doenças reumáticas, de acordo com informações do Ministério da Saúde

12/06/2023 às 16:27 por Redação Plox

Com a chegada do inverno, não são apenas as doenças respiratórias que exigem atenção. Um outro grupo de enfermidades necessita de especial cuidado durante o frio: as doenças reumáticas. Tais doenças, que se caracterizam por afetar a locomoção do paciente, são agravadas pelas baixas temperaturas, intensificando as dores e a rigidez nas articulações.

No Brasil, são mais de 15 milhões de portadores de doenças reumáticas, de acordo com informações do Ministério da Saúde. Dentre as mais de cem variações da doença, as mais comuns são a osteoartrite (artrose), fibromialgia, osteoporose, gota, tendinite, bursite, febre reumática, artrite reumatóide e lúpus. A maioria dessas patologias é caracterizada por dores corporais, mas algumas também podem afetar outras funções e órgãos como rins, coração, pulmões, olhos, intestino e até a pele.

Doenças reumáticas podem comprometer outras partes e funções do corpo humano, como rins, coração, pulmões, entre outros. Foto: Matheus Valadares/Plox.

 

Na expressão da técnica de enfermagem Luciana Santos Silva Neves, que trata da artrite reumatóide desde 2018, "Sinto muitas dores no tornozelo, sola dos pés, punhos e dedos das mãos. No inverno, fica ainda pior, pois as articulações ficam mais inchadas e os membros mais rígidos, principalmente ao levantar de manhã".

O reumatologista da Usisaúde, Guilherme da Silveira Campos, esclarece que o tempo frio potencializa os sintomas das doenças reumáticas. Ele aponta que o frio aumenta as contraturas musculares e dos tendões, intensificando a dor nas articulações devido à rigidez. Além disso, menciona que "um dos fatores de intensificação da dor no frio é a tendência de as pessoas se retraírem e fazerem menos exercícios físicos".

Prevenção e Cuidados

Em relação à prevenção e cuidados durante o inverno, a estudante Priscila Alves Lopes, que lida com o lúpus há mais de seis anos, compartilha sua rotina de cuidados. "As mãos, pés, joelhos e dedos ficam bem inchados, doloridos e atrofiados. Por isso, faço compressa e bolsa de água quente nos locais de dor, além de fazer pilates e fisioterapia regularmente", afirma.

Ela destaca a importância da atividade física na sua rotina, inclusive fora da estação fria. "Quanto mais eu fico parada, mais sinto as dores e a rigidez. Então, tento manter os exercícios físicos regulares, além de me alimentar o melhor possível e me hidratar bem. Buscando informação e auxílio médico, é possível se cuidar e levar uma vida normal, com cuidados simples".

Dr. Guilherme da Silveira Campos. Foto: Divulgação.

 

Por fim, o reumatologista Guilherme da Silveira Campos reitera a importância de se manter ativo e prevenido. "Músculos e tendões mais fortes garantem o fortalecimento das articulações e dos ossos, reduzindo o risco dos impactos e traumas causados pelo frio", afirma. Ele ainda ressalta a importância de manter o cartão de vacina atualizado, e de combater o mosquito Aedes aegypti, cuja doença transmitida, a Chikungunya, pode causar dores articulares incapacitantes, independentemente da temperatura do ambiente.

Compartilhar a notícia

Veja também
SAúDE

Nova linhagem da Covid, XEC, é detectada em três estados do Brasil

Variante XEC foi identificada no Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina e está sob monitoramento global

Timóteo promove campanha de vacinação antirrábica com dois Dias D em setembro
SAúDE

Timóteo promove campanha de vacinação antirrábica com dois Dias D em setembro

Meta é imunizar mais de 8 mil cães e gatos; vacinação ocorre em diversos pontos da cidade nos dias 20 e 27

Teimosia ou autonomia? Como lidar com os avós na terceira idade
com mais leveza e afeto
SAúDE

Teimosia ou autonomia? Como lidar com os avós na terceira idade com mais leveza e afeto

Especialistas alertam que comportamentos vistos como 'teimosia' em idosos são, muitas vezes, expressões legítimas de autonomia e preservação da identidade

SAúDE

Estudante perde visão após uso inadequado de lentes de contato; entenda a doença e como prevenir

Oftalmologista alerta sobre a gravidade e a dificuldade no tratamento de infecções oculares raras