Lula anuncia verba para novo hospital da UFOP em Mariana
Durante visita a Minas, presidente detalha construção de hospital universitário da UFOP no campus de Mariana
Por Plox
12/06/2025 10h08 - Atualizado há 1 dia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumpre agenda oficial em Minas Gerais nesta quinta-feira (12), com compromissos programados nas cidades de Mariana e Contagem. Durante a passagem por Mariana, Lula vai anunciar oficialmente a liberação de recursos para a construção de um Hospital Universitário vinculado à Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).
*
A nova unidade hospitalar será instalada em Mariana, município que abriga um dos campi da universidade. Embora a sede administrativa da UFOP esteja localizada em Ouro Preto, o hospital será construído na cidade vizinha, segundo informações apuradas junto ao alto escalão da própria universidade e confirmadas pelo prefeito de Ouro Preto, Angelo Osvaldo (PV).
*
O evento em que o presidente apresentará os detalhes sobre a obra está agendado para as 10h da manhã em Mariana. A expectativa é que o anúncio envolva não apenas a confirmação do investimento federal, mas também diretrizes sobre o início das obras e o papel da instituição no atendimento à população regional.
*
\"O hospital representa um avanço histórico para a saúde pública e para a formação de profissionais na nossa região\", destacou o prefeito Angelo Osvaldo.
O anúncio do novo hospital ocorre no mesmo dia em que o presidente cumpre outras agendas em Contagem, também em território mineiro. A iniciativa faz parte de uma série de ações do governo federal voltadas à expansão da infraestrutura de saúde e educação no país.