Origem do Dia dos Namorados no Brasil envolve campanha publicitária
Data foi criada por publicitário para aquecer vendas no mês de junho e hoje é uma das mais lucrativas do comércio
Por Plox
12/06/2025 07h12 - Atualizado há cerca de 24 horas
Nesta quinta-feira (12), o Brasil comemora o Dia dos Namorados, marcado por demonstrações de afeto e trocas de presentes entre casais. Diferente de países como os Estados Unidos, onde a celebração ocorre em 14 de fevereiro com o Valentine’s Day, a data brasileira é celebrada na véspera do Dia de Santo Antônio, conhecido como o santo casamenteiro.

Apesar dessa coincidência com o calendário religioso, a origem da comemoração no país não tem relação com aspectos espirituais. Na verdade, a criação da data foi motivada por interesses comerciais e está ligada a João Doria, pai do ex-governador de São Paulo.
Doria pai era dono da agência Standart Propaganda e foi contratado pela loja Exposição Clipper, que enfrentava baixas vendas em junho. A missão era criar uma campanha que movimentasse o comércio nesse período. Inspirado pelo sucesso do Dia das Mães, ele idealizou o Dia dos Namorados, voltado aos casais.
A campanha teve forte impacto e foi reconhecida como a melhor do ano pela Associação Paulista de Propaganda. No ano seguinte, a ideia se espalhou rapidamente e passou a ser adotada em todo o país. Hoje, o Dia dos Namorados figura entre as três datas mais lucrativas do comércio brasileiro, atrás apenas do Natal e do Dia das Mães.