Câmara reduz de 20 para 15 anos tempo mínimo de contribuição para homens

O tempo mínimo de contribuição fica igual para homens e mulheres

Por Plox

12/07/2019 07h00 - Atualizado há quase 5 anos

Foi aprovado pelo plenário da Câmara a redução de tempo mínimo exigido para homens do regime geral (setor privado) poderem se aposentar.

Na votação que aconteceu na noite de quinta-feira (11) e chegou adentrar a madrugada desta terça-feira (12), o plenário aprovou, por 445 votos a 15, uma alteração no texto da reforma da Previdência reduzindo, de 20 para 15 anos, o tempo mínimo de contribuição exigido para homens do regime geral (setor privado) aposentar.  

Na quarta-feira (10), a princípio, o texto-base tinha como previsto o tempo mínimo de contribuição de 20 anos para homens.

A apresentação do destaque foi feita pelo PSB, que pediu que o tempo mínimo de contribuição para homens fosse de 15 anos. O destaque aprovado inicia-se com 15 anos, chegando, gradualmente, a 20 anos em 2029.

Na proposta original, o tempo mínimo para as mulheres também chegaria a 20 anos, entretanto, Samuel Moreira (PSDB-SP) reduziu para 15, quando o tema ainda estava sob análise pela comissão especial.

Os homens poderão se aposentar aos 65 anos e as mulheres aos 62 anos, não havendo, assim, alteração nas idades mínimas para homens e mulheres se aposentarem.

Atualizado às 8h42.

Destaques