EUA planejam prender imigrantes ilegais a partir de domingo, diz jornal

A operação deve focar em dois mil estrangeiros com ordem para serem deportados

Por Plox

12/07/2019 14h20 - Atualizado há quase 5 anos

Operação apoiada por Donald Trump para prender imigrantes sem documentos deve acontecer neste domingo (14) em dez grandes cidades, os alvos serão dois mil imigrantes com ordem de deportação, dos quais recentemente a família atravessou a fronteira americana.

As incursões do governo americano serão conduzidas pela ICE (sigla em inglês para Departamento de Imigração e Alfândega), e incluirá deportações “colaterais”, de acordo com funcionários e ex-funcionários do governo, que não se identificaram em entrevista ao New York Times.

Se houverem imigrantes nos locais das batidas, as autoridades poderão detê-los, o que pode ter impacto nos brasileiros que vivem no país.

Lídia Fontes, do grupo Mulheres Brasileiras, disse ao jornal que mesmo que o foco seja as duas mil pessoas listadas, muitos brasileiros estão deixando de sair de casa, de ir ao médico ou de levar as crianças à escola por medo de serem deportados.

Segundo o New York Times, os parentes que estiverem juntos ao serem detidos ficarão no centro de detenção familiar no Texas e na Pensilvânia. Entretanto, alguns podem acabar em quartos de hotel até que os documentos sejam preparados, devido a limitação de espaço.

Na última quarta-feira (10), Matthew Bourke, porta-voz da ICE, afirmou em comunicado que a agência não comentaria detalhes específicos relacionados a operação de fiscalização, em prol da segurança de seus funcionários.

Destaques