Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Educação

Fim do programa nacional de escolas Cívico-Militares é anunciado pelo governo

A extinção do programa foi uma escolha unificada dos Ministérios da Educação e da Defesa, marcando o fim de um dos projetos mais enfatizados durante a gestão Bolsonaro

12/07/2023 às 16:44 por Redação Plox

A administração federal do Brasil, em uma decisão conjunta tomada pelos ministérios da Educação e da Defesa, optou por encerrar o Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares (Pecim). A informação foi divulgada para os secretários de Educação de todo o país através de um documento formal, cujo conteúdo foi divulgado pela mídia.

 

Escola Municipal Cívico-Militar Maria José de Miranda Burity, em Cabedelo — Foto: Secretaria de Educação de Cabedelo/Divulgação

Fim de uma das prioridades do governo

A extinção do programa foi uma escolha unificada dos Ministérios da Educação e da Defesa, marcando o fim de um dos projetos mais enfatizados durante a gestão Bolsonaro. A diretriz tinha como objetivo central a diminuição da evasão escolar e a redução da violência escolar, tendo como principal estratégia a disciplina militar.

Contextualização do Programa

Instituído em setembro de 2019, o Pecim começou a ser implementado a partir de 2020. O projeto propunha a transformação do modelo de escolas públicas para o cívico-militar, onde a parte pedagógica continuaria sob responsabilidade dos educadores civis, enquanto a administração seria atribuída aos militares.

De acordo com o próprio portal do programa, vinculado ao Ministério da Educação, cerca de 200 escolas adotaram o novo formato até 2022. As instituições que aderiram ao modelo podiam contar com a cooperação entre o MEC e o Ministério da Defesa para apoiar tanto a implementação quanto a preparação das equipes civis e militares que trabalhariam nessas escolas.

Dentro deste modelo, os professores da rede pública, funcionários civis, conduziam as aulas e a autonomia do projeto pedagógico era mantida. Fora do ambiente de sala de aula, militares da reserva atuavam como monitores, disciplinando o comportamento dos estudantes, embora não tivessem permissão para intervir no conteúdo trabalhado em sala ou ministrar materiais próprios.

Críticas e controvérsias

Apesar das propostas, o programa foi alvo de críticas desde o início. A ausência de dados que comprovassem a eficácia do novo modelo foi apontada por especialistas na área da educação, gerando controvérsias. Gabriel Corrêa, gerente de Políticas Educacionais da ONG Todos Pela Educação, acredita que "esse modelo militarizado de escolas deveria ser restrito às escolas das Forças Armadas, para jovens que desejam esse tipo de formação e carreira, com militares que tiveram formação no campo educacional."

Corrêa também criticou a visão do governo em relação às prioridades na educação, que segundo ele, se mostrou distorcida ao direcionar recursos específicos para um número limitado de instituições de ensino.

O que acontece agora?

Com o encerramento do Pecim, será implementado um processo gradual de desmobilização do pessoal militar nas escolas. O objetivo é que o ano letivo possa ser concluído com normalidade. Até o momento, não houve manifestação do MEC sobre possíveis medidas de apoio às instituições que deverão transitar do formato cívico-militar para o modelo tradicional.

 

 

Compartilhar a notícia

Veja também
Inscrições para o Trilhas de Futuro Educadores vão até segunda-feira em Minas
EDUCAçãO

Inscrições para o Trilhas de Futuro Educadores vão até segunda-feira em Minas

Programa oferece 250 vagas para cursos de mestrado gratuitos em diversas áreas do conhecimento

Encontrão
EDUCAçãO

Unileste apresenta programação diversificada em edição 2023 do Encontrão Pré-Universitário

Evento gratuito e aberto ao público promove imersão no mundo universitário para estudantes de ensino médio e interessados em ingressar no curso superior

escola.jpg
EDUCAçãO

Escolas Municipais de Belo Oriente recebem novos jogos de carteiras

Ao total, foram entregues 220 novas mesas e cadeiras para as escolas

Me descontrolei”: professora é afastada após agredir aluno autista em escola pública
EDUCAçãO

Me descontrolei”: professora é afastada após agredir aluno autista em escola pública

Educadora da rede municipal reconheceu em ata que deu tapas em criança de 4 anos durante momento de descontrole

para você
Gilberto
ESPORTES

Cruzeiro é o segundo time que mais finaliza no Brasileirão, mas esbarra na baixa eficiência

Fazendo um recorte dos últimos cinco jogos do Cruzeiro no Brasileiro e na Copa do Brasil, foram 92 finalizações, sendo 32 no alvo e apenas dois gols marcados

Bolsonaro comemora aniversário com live e críticas ao STF às vésperas de julgamento
POLíTICA

Bolsonaro comemora aniversário com live e críticas ao STF às vésperas de julgamento

Ex-presidente celebrou 70 anos com transmissão ao vivo, leilão beneficente e falas polêmicas antes de ser julgado pela Suprema Corte

SAúDE

Dermatologista da AAPI alerta sobre prevenção do câncer de pele no verão

Exposição ao sol aumenta riscos, e especialistas destacam sinais e medidas para evitar a doença

Inscrições abertas para curso noturno de Soldagem TIG e acabamento de Aços Inox em Timóteo
EMPREGO

Inscrições abertas para curso noturno de Soldagem TIG e acabamento de Aços Inox em Timóteo

Fundação Aperam Acesita abre nova turma do curso ministrado pelo Instituto do Inox começa em junho