Samu Leste e Vale do Aço contam com mais duas unidades móveis
Para o custeio do serviço, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) repassa mensalmente ao Consurge R$ 2.091.457,51
Por Plox
12/07/2023 12h10 - Atualizado há quase 2 anos
A partir do dia 7 de julho de 2023, foram entregues uma Unidade de Suporte Básico (USB) e uma Unidade de Suporte Avançado (USA), com as novas aquisições, o Samu 192 Leste e Vale do Aço, gerenciado pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência (Consurge), contará com 40 unidades móveis, sendo 32 USB e 8 USA, distribuídas estrategicamente para o atendimento aos 1.5 milhão de habitantes dos 86 municípios das macrorregiões Leste e Vale do Aço.

Para o custeio do serviço, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) repassa mensalmente ao Consurge R$ 2.091.457,51. Com o projeto de expansão do Samu 192 na macrorregião Leste, a expectativa é que 100% da área seja atendida ainda em julho.
As ambulâncias do Samu, que prestam atendimento à população, dividem-se em USB e USA, sendo a última popularmente conhecida como UTI móvel. A USB atende a casos de menor complexidade, contando com um motorista e um técnico ou auxiliar de enfermagem. A USA atende casos de maior complexidade, sendo a equipe composta por um motorista, um enfermeiro e um médico.
Segundo a subsecretária de Políticas e Ações de Saúde, Camila Moreira de Castro, estas duas novas ambulâncias são um ganho para o atendimento pré-hospitalar porque “quando você tem um acidente de carro mais grave, um acidente vascular cerebral ou infarto, coisas que precisam de um atendimento médico mais especializado para o transporte, você tem mais ambulâncias, mais unidades como essas para fazer esse transporte no tempo adequado, no tempo resposta capaz de atender o cidadão, melhorando a assistência da região como um todo”.
Para o prefeito de Governador Valadares e presidente do Consurge André Merlo, “estamos felizes por ampliarmos o serviço de urgência e emergência, diminuindo o tempo de resposta, com o grande objetivo de salvar vidas”.