
Lula sugere programa para facilitar compra de eletrodomésticos: 'Tem que baratear'
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A Medida Provisória 1.175/23, a qual proporcionou subsídios fiscais para carros avaliados em até R$ 120 mil, gerou um grande impacto no mercado automobilístico brasileiro. Segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), na última semana de junho as vendas diárias superaram em 138% a média diária de vendas entre 1º e 25 de junho, alcançando o patamar de 16,2 mil automóveis vendidos por dia.
Comparando com a média de vendas diárias de janeiro a maio de 2023, o aumento foi ainda mais expressivo, atingindo 100%, ou seja, o dobro de emplacamentos diários. Tal crescimento, observado na última semana de junho, é atribuído não somente à MP, mas também às promoções adicionais implementadas por montadoras e redes de concessionárias.
Essa intensa atividade no mercado de automóveis provocou uma queda significativa nos estoques gerais de automóveis nas revendas e nas fábricas, que diminuíram de 251,7 mil em maio para 223,6 mil no final de junho. Em termos de dias, o estoque foi reduzido de 40 para 35 dias.
Projeções e reflexos no setor automobilístico
O mês de junho, impulsionado pela MP 1.175/23, tornou-se o segundo melhor mês do ano em vendas, com um total de 190 mil unidades vendidas, 7,3% a mais do que em maio. Esses números, de acordo com a Anfavea, permitem projetar um mês de julho com emplacamentos bem acima da média. Segundo a associação, cerca de 79 mil veículos com descontos ainda não foram emplacados ou faturados, o que sugere um alto volume de vendas para julho.
Em coletiva de imprensa realizada no último dia 7 de julho, o presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, destacou que dos R$ 800 milhões liberados pelo governo para veículos leves, R$ 710 milhões já haviam sido aplicados até a virada do mês, resultando em descontos para cerca de 150 mil unidades. No entanto, somente 54 mil veículos foram emplacados em junho.
Para o presidente da Anfavea, a medida foi eficaz para aquecer o mercado, reduzir os estoques e permitir que mais consumidores, incluindo empresas, tivessem acesso aos veículos. Segundo ele, o potencial desta demanda reprimida por veículos novos ficou evidente, o que poderá impulsionar as vendas no segundo semestre, à medida que as condições de financiamento atraiam mais clientes.
Entretanto, no que diz respeito aos veículos pesados, os efeitos da MP ainda não foram percebidos, pois a utilização dos bônus de R$ 700 milhões para caminhões novos e de R$ 300 milhões para ônibus novos ainda requerem regulamentações e ajustes operacionais.
Concluído o primeiro semestre, 2023 apresenta uma leve recuperação em produção e vendas em comparação ao mesmo período de 2022. A produção de 1,132 milhão de autoveículos de janeiro a junho representa alta de 3,7%. Já os emplacamentos, que acumulam 998,6 mil unidades no ano, tiveram elevação de 8,8% em relação ao ano passado.
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