Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Geral

Piloto mineira morre nos EUA combatendo incêndio florestal

As investigações sobre as causas do acidente estão sendo conduzidas pelo Conselho Nacional de Segurança nos Transportes dos EUA.

12/07/2024 às 09:41 por Redação Plox

Juliana Turchetti, piloto agrícola de 45 anos, perdeu a vida na última quarta-feira (10) durante uma operação de combate a incêndio florestal nos Estados Unidos. Nascida em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Juliana foi pioneira como a primeira brasileira a pilotar o avião turboélice FireBoss, amplamente utilizado no combate a queimadas.

Foto: Reprodução/Redes Sociais 

Acidente em montana

O Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag) informou que Juliana estava atuando na Floresta Nacional de Helena, no condado de Lewis e Clark, Montana, quando ocorreu o acidente. A tragédia aconteceu por volta do meio-dia, horário local, enquanto Juliana realizava a manobra de scooping — que consiste em captar água de um lago ou represa com a aeronave. De acordo com testemunhas, o avião colidiu com um objeto, despedaçou-se na água e afundou.

Operações de combate ao fogo

No momento do acidente, três aviões FireBoss operavam na região, captando água no Hauser Lake, próximo à represa no Rio Missouri. As chamas estavam concentradas na área de Horse Gulch, mais próxima da represa. Juliana estava em segundo no circuito de toque, corrida e decolagem quando o acidente aconteceu. As investigações sobre as causas do acidente estão sendo conduzidas pelo Conselho Nacional de Segurança nos Transportes dos EUA.

Carreira e legado

Juliana Turchetti acumulou mais de 6,5 mil horas de voo desde 2007, tendo sido instrutora de voo e, posteriormente, copiloto e piloto de aviões Boeing 727 e 737. Em 2013, ingressou na aviação agrícola e, cinco anos depois, mudou-se para os Estados Unidos. Em fevereiro deste ano, tornou-se a primeira brasileira a comandar um avião FireBoss em operações de combate a incêndios, estreando no dia 4 de julho, Dia da Independência dos EUA.

Tributos e reconhecimento

Governadores dos estados de Montana e Idaho, Greg Gianforte e Brad Little, qualificaram Juliana como “heroína” em uma nota conjunta: “Estamos profundamente tristes em saber do falecimento da jovem bombeira florestal que tragicamente perdeu a vida respondendo ao incêndio Horse Gulch em Helena, Montana. Nossos primeiros socorristas e bombeiros florestais arriscam suas vidas para responder rapidamente às ameaças e proteger nossas comunidades. É um verdadeiro ato de bravura correr em direção ao fogo”.

Homenagem do sindag

O Sindag destacou a importância de Juliana no setor de aviação agrícola: “Uma mostra da força feminina no setor e da garra e profissionalismo dos pilotos brasileiros, Juliana seguirá sendo um exemplo de determinação para dezenas de jovens que todos os anos lutam para se formar e se especializar em escolas de aviação de todo o Brasil”.

 

 

 

Compartilhar a notícia

Veja também
GERAL

Reajuste do Detran-MG eleva custos de emissão e renovação da CNH

Taxas aumentaram 4,7%, impactando também os exames obrigatórios; sindicato recomenda atenção na escolha de autoescolas.

Agricultores de Bom Jesus do Galho transformam chuva em reserva contra a seca
GERAL

Agricultores de Bom Jesus do Galho transformam chuva em reserva contra a seca

Produtores adotam iniciativas como caixas secas, barraginhas e terraceamento para preservar água, proteger lavouras e fortalecer nascentes em Minas Gerais.

crédito: TJMG
GERAL

Hospital aplica álcool em vez de anestesia e é condenado

Médicos e plano de saúde também são responsabilizados; vítima receberá R$ 200 mil por danos morais e estéticos

coronel_fabriciano.jpg
GERAL

Fabriciano registra mais uma morte de paciente com coronavírus nesta quarta (22)

De acordo com a Secretaria de Governança da Saúde, 28 novos casos foram confirmados nesta quarta-feira (22)

para você
Divulgação/Corinthians
ESPORTES

Investigação sobre morte de namorada de jogador do Corinthians em andamento

Jovem falece após hemorragia e paradas cardíacas; jogador Dimas, do Corinthians, é ouvido como testemunha

Projeto oferece cursos gratuitos para mulheres em situação de vulnerabilidade em Ipatinga
EMPREGO

Projeto oferece cursos gratuitos para mulheres em situação de vulnerabilidade em Ipatinga

Capacitações profissionalizantes estão com inscrições abertas em parceria com a DPMG, Instituto Por Elas e Senac Minas

Acidente de ônibus deixa 15 mortos na BR-423, em Pernambuco
POLíCIA

Acidente de ônibus deixa 15 mortos na BR-423, em Pernambuco

Colisão com rochas e barranco provocou tragédia entre Paranatama e Saloá; resgates mobilizam equipes e governo da Bahia oferece apoio

Metade das demissões no Brasil é motivada por comportamento no trabalho
EMPREGO

Metade das demissões no Brasil é motivada por comportamento no trabalho

Pesquisa revela que convivência e inteligência emocional são tão importantes quanto habilidades técnicas no mercado atual