Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Geral

Superfecundação heteroparental: gêmeos de pais diferentes

Entenda como funciona e quais as chances de acontecer

12/07/2024 às 11:56 por Redação Plox

Embora pareça uma situação saída de um roteiro de ficção, a possibilidade de gêmeos com pais diferentes é real. Esse fenômeno, conhecido como superfecundação heteroparental, ocorre quando uma mulher libera dois óvulos em um mesmo ciclo menstrual e estes são fecundados por espermatozoides de homens diferentes.

Foto: reprodução/ Pixabay

como acontece

"Habitualmente, em um ciclo tradicional, a mulher libera um óvulo por mês. Esse óvulo seria fertilizado por espermatozoide e viraria um embrião", explica o ginecologista e obstetra Nathan Ceschin, especialista em Reprodução Humana e membro da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA). Na superfecundação heteroparental, a mulher libera pelo menos dois óvulos, e esses óvulos precisam ser fecundados por espermatozoides de dois parceiros diferentes. Para que isso ocorra, a mulher deve ter relações sexuais com dois homens em um curto intervalo de tempo, dentro do período fértil.

casos documentados

"Não temos mais de 20 casos descritos na literatura. O fenômeno não é impossível, mas é muito raro", completa Ceschin. Em 2022, em Goiás, médicos identificaram um caso de gêmeos de pais diferentes. A paciente teve relações com dois homens no mesmo dia, resultando na fecundação dos dois óvulos. Outro caso foi documentado em 2021, na Colômbia, quando uma mulher, seus filhos e o pai biológico de uma das crianças fizeram um teste de DNA. O exame revelou paternidade máxima para um dos homens, mas não para o outro.

riscos da superfecundação heteroparental

Em termos de riscos, o ginecologista Nathan Ceschin esclarece que são equivalentes aos de uma gestação gemelar comum. Não há riscos adicionais específicos para a mãe ou para os bebês pelo fato de terem pais diferentes.

conclusão

A superfecundação heteroparental, apesar de extremamente rara, é uma realidade possível. Casos documentados mostram que a biologia pode surpreender, desafiando nossas expectativas sobre reprodução e paternidade.

 

 

 

Compartilhar a notícia

Para você
Alta do IOF preocupa setor de viagens internacionais no Brasil
LAZER

Alta do IOF preocupa setor de viagens internacionais no Brasil

Tributação de 3,5% imposta pelo STF eleva custos e gera impacto direto em passagens, hospedagens e seguros

STF discute descriminalização do aborto até 12 semanas
POLíTICA

STF discute descriminalização do aborto até 12 semanas

Julgamento da ADPF 442, que pode descriminalizar o aborto voluntário até a 12ª semana, foi interrompido após votos favoráveis e segue sem nova data no STF.

Alcione homenageia Alexandre de Moraes em show em Brasília
FAMOSOS

Alcione homenageia Alexandre de Moraes em show em Brasília

Durante a apresentação, público aplaudiu o ministro do STF e gritou 'sem anistia'

Ano de 2026 terá feriados prolongados em sua maioria
LAZER

Ano de 2026 terá feriados prolongados em sua maioria

Seis datas nacionais vão cair em segundas ou sextas-feiras, abrindo espaço para emendas com fins de semana