DIU Mirena tem validade ampliada para oito anos após aprovação da Anvisa: método contraceptivo ganha mais tempo de uso

Método contraceptivo poderá ser usado por mais tempo, após novo estudo clínico indicar segurança e eficácia além dos cinco anos

Por Plox

12/07/2025 10h29 - Atualizado há cerca de 24 horas

A validade do DIU hormonal Mirena, utilizado como método contraceptivo, foi ampliada de cinco para oito anos após decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), embasada em dados recentes de um estudo clínico internacional.


Imagem Foto: Reprodução


A mudança, no entanto, vale exclusivamente para a indicação de contracepção. Para outras finalidades como o tratamento de sangramento uterino anormal (SUA) e a proteção do endométrio, o período de uso do Mirena permanece o mesmo: cinco anos.



Os dados que sustentaram a decisão da Anvisa foram obtidos por meio do “Mirena Extension Trial”, uma pesquisa internacional que acompanhou 3.330 mulheres ao longo dos anos de uso do dispositivo. Segundo o estudo, durante o período entre o sexto e o oitavo ano, apenas duas participantes engravidaram, uma no sexto e outra no sétimo ano de utilização, resultando em uma taxa cumulativa de gravidez de 0,68%.



Além da baixa taxa de gravidez, a extensão do prazo de uso do DIU não revelou novos efeitos colaterais ou eventos adversos inesperados após os cinco anos. Os resultados iniciais da pesquisa já haviam sido apresentados em 2022, durante um congresso do American College of Obstetricians and Gynecologists (ACOG), e a publicação completa deve ocorrer em breve.


Destaques