Justiça dá 72 horas para retirada de famílias vizinhas de barragem abandonada

De acordo com a classificação da ANM (Agência Nacional de Mineração), a barragem tem categoria de risco médio e dano potencial alto

Por Plox

12/08/2019 22h33 - Atualizado há mais de 4 anos

A Justiça determinou que a mineradora Emicon retire nove famílias, que vivem em uma zona rural próximo à barragem B1, em Brumadinho, dentro do prazo de 72 horas. A situação da estrutura, que estaria abandonada, tem provocado apreensão nos moradores.

De acordo com a classificação da ANM (Agência Nacional de Mineração), a barragem B1 tem categoria de risco médio e dano potencial alto, possuindo 37 metros de altura e 22,4 milhões de metros cúbicos de rejeito de minério de ferro armazenado.

Em uma reunião para tratar a situação desta estrutura convocada pela Prefeitura de Brumadinho, compareceram representantes da empresa, do Ministério Público de Minas Gerais, da ANM, da Copasa (Companhia de Abastecimento e Saneamento de Minas Gerais), das Polícias Civil e Militar e da Defesa Civil.

A justiça decretou a mineradora que garanta moradia, alimentação e assistência médica às famílias que serão desalojadas. A Emicon também deve apresentar um plano de ação emergencial para a evacuação das famílias, além de laudos técnicos que demonstrem a estabilidade da barragem. Foi determinado que o plano de ação deve ter enviado até esta terça-feira (13), os demais documentos devem ser entregues à Defesa Civil até o final do mês.

De acordo com o R7, foi descartado pela Prefeitura de Brumadinho que um eventual rompimento da estrutura possa atingir a área urbana da cidade. 

Atualizada às 7h26

Destaques