Sistema anticolisão evita acidente com avião que pousou em Belo Horizonte

A aeronave decolou de Vitória, capital do Espírito Santo, e tinha como destino o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, na Região Metropolitana

Por Plox

12/08/2021 10h12 - Atualizado há quase 4 anos

O sistema TCAS (Traffic Collision Avoidance System), conhecido no Brasil como Sistema de Prevenção de Colisão de Tráfego evitou um acidente aéreo com um voo que saiu de Vitória, capital do Espírito Santo e tinha como destino o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, na Região Metropolitana.

O piloto Luis Henrique Fernandino revelou o momento de aflição em seu canal no YouTube. Ele contou que o sistema TCAS começou a emitir um alerta para informá-lo que o avião estava em rota de colisão.

"Estávamos decolando de Vitória. Passado algum tempo, já tinha tirado os cintos e tal, vindo para Confins, o avião começou a emitir "traffic, traffic, climb, climb (tráfego, tráfego, subir, subir)". Percebeu que vinha um outro avião em nossa direção", disse o piloto que precisou ganhar altitude para evitar o acidente.

Luis Henrique teve que agir rápido e disse que após o susto voltou ao nível que estava para seguir viagem. "Ele pediu para eu aumentar a minha razão de subida e eu aumentei até chegar na faixa verde, mantendo até a ultrapassagem. Quando o perigo passou, ele falou: "Clear of conflit". Você volta a continuar a subir ou a voar no seu nível", detalhou.

Foto: Divulgação

 

Dois alertas são emitidos pelo TCAS. O primeiro é quando tem uma aeronave no mesmo nível que a outra, mas um pouco mais distante, podendo assim ter tempo para procurar uma rota alternativa para evitar a colisão. Já o segundo, é quando dois aviões estão em rota de colisão e com uma distância menor entre eles, tendo assim que agir urgentemente.

O comandante relatou que devido a manobra de emergência, uma comissária bateu as costas em um carrinho de comida e sentiu um pouco de dor. Ele também disse que o ocorrido foi explicado para alguns passageiros.
 

Destaques