Atos pedem defesa da democracia no Brasil

Evento aconteceu em algumas capitais

Por Plox

12/08/2022 16h51 - Atualizado há mais de 1 ano

Aconteceu nessa quinta-feira (11) o ato em Defesa da Democracia e do sistema eleitoral brasileiro que reuniu empresários, juristas, artistas, movimentos sociais e sindicais nas cinco regiões do país. As manifestações foram incentivadas pela adesão de 850 mil pessoas que assinaram o manifesto elaborado por juristas e pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FDUSP).

Manifestações artísticas e culturais marcaram o momento, debates e marchas, além da leitura da carta da democracia. O resumo do documento é um pedido de que sejam respeitadas as decisões das urnas nas eleições deste ano. 

O principal ato ocorreu no comitê organizador do evento, a Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). No salão nobre da universidade, o ex-ministro José Carlos Dias leu a carta 'Em Defesa da Democracia e da Justiça', organizada por entidades. 

Veja o vídeo: 

 

 

O reitor da USP (Universidade de São Paulo), Carlos Gilberto Carlotti Júnior, citou 47 mortes de pessoas da faculdade que batalharam contra a repressão militar. Ele disse que: “Nós, da USP, perdemos vidas preciosas durante um período de exceção, as cicatrizes ainda são visíveis, vidas que foram ceifadas pela repressão ou livre pensamento. Nesse período, perdemos 47 pessoas que eram parte de nossa comunidade, nós não esquecemos e não esqueceremos. Aqueles que rejeitam e agridem a democracia não protegem o saber, a ciência, o pensamento e não amam a universidade."

Em Brasília, acontecem atos na Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UNB), Museu Nacional, Congresso Nacional, Teatro Nacional e Gramado da Esplanada.

Em Minas Gerais, acontecem atos na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) na capital mineira, Belo Horizonte, além da  Praça da Bíblia em Divinópolis e na Praça da Estação, em Juiz de Fora.


 

Destaques