Cenipa encerrará investigações em local de acidente aéreo nesta segunda
A Voepass terá que organizar e custear a higienização completa da área, incluindo os bens e os destroços
Por Plox
12/08/2024 05h53 - Atualizado há cerca de 1 mês
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), vinculado à Força Aérea Brasileira (FAB), anunciou que deve encerrar nesta segunda-feira (12) os trabalhos no local onde ocorreu a queda da aeronave operada pela Voepass Linhas Aéreas em Vinhedo, São Paulo. Com o término das atividades, a responsabilidade pela retirada dos destroços passará para a Voepass, conforme estipulado pelo Código Brasileiro de Aeronáutica (CBA) e as normas do Sistema do Comando da Aeronáutica.
A Voepass terá que organizar e custear a higienização completa da área, incluindo os bens e os destroços, com o objetivo de prevenir danos à natureza, à segurança pública, à saúde e à propriedade privada no condomínio residencial Recanto Florido, onde o acidente ocorreu. Isso também visa evitar qualquer impacto negativo à coletividade.
Fase de análise de dados na investigação
O chefe da Cenipa, brigadeiro do ar Marcelo Moreno, informou em entrevista coletiva no domingo que, com a conclusão da Ação Inicial, a investigação do acidente entrará na fase de Análise de Dados. Esta etapa envolve um estudo minucioso das atividades relacionadas ao voo, além de uma análise do ambiente operacional e dos fatores humanos envolvidos. Componentes como equipamentos, sistemas e infraestrutura também serão examinados para entender as causas do acidente.