Alexandre Silveira desponta como possível candidato de Lula ao governo de Minas

Ministro de Minas e Energia pode substituir Rodrigo Pacheco na disputa estadual caso vaga no STF seja aberta para o senador

Por Plox

12/08/2025 07h13 - Atualizado há 2 dias

Uma possível mudança no Supremo Tribunal Federal pode provocar ajustes na estratégia eleitoral do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Minas Gerais para 2026. Há a expectativa de que Luís Roberto Barroso, atual presidente do STF, antecipe sua aposentadoria para setembro deste ano.


Imagem Foto: Agência Brasil


O plano inicial de Lula era contar com Rodrigo Pacheco, senador pelo PSD de Minas, como candidato ao governo do estado. Contudo, Pacheco sempre demonstrou resistência em entrar na disputa. Nas últimas semanas, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), intensificou articulações junto ao presidente da República para que Pacheco seja indicado à vaga no STF caso a aposentadoria de Barroso se concretize.



Nesse cenário, o nome do ministro Alexandre Silveira, titular da pasta de Minas e Energia, ganha força como possível substituto. Silveira é visto como um aliado próximo de Lula e teria grandes chances de assumir a posição de candidato ao governo mineiro caso Pacheco seja escolhido para a Corte.


O desfecho depende diretamente da decisão de Barroso sobre sua aposentadoria e da escolha final do presidente da República.


Destaques