FIEMG Vale do Aço e indústrias iniciam campanha contra incêndios florestais

Ação de conscientização busca alertar sobre impactos ambientais, sociais, econômicos e riscos à saúde causados pelo fogo

Por Plox

12/08/2025 13h27 - Atualizado há 6 dias

A FIEMG Regional Vale do Aço, em parceria com as indústrias Aperam, Cenibra e Usiminas, deu início nesta terça-feira (12/08) à campanha de prevenção a incêndios florestais. A ação, que tem como lema “Onde há fogo fora de controle, há destruição. Preserve, não destrua”, busca conscientizar a população urbana e rural sobre os impactos ambientais, sociais, econômicos e à saúde humana provocados pelo fogo.


Imagem Foto: Divulgação


O presidente da FIEMG Vale do Aço, João Batista Alves, destacou que o trabalho preventivo é prioridade para as indústrias e requer apoio dos órgãos públicos e da comunidade. Segundo ele, o aumento de incêndios na região reforça a necessidade de mobilização e divulgação ampla da iniciativa.


Entre os principais danos causados pelos incêndios florestais estão: perda de biodiversidade; assoreamento de rios e secamento de nascentes; redução de nutrientes do solo e aumento da erosão; elevação da emissão de gases poluentes, prejudicando o ar e o clima; destruição de infraestrutura e patrimônio; desabrigados e mortes por ação do fogo ou da fumaça; e agravamento de doenças respiratórias.


Imagem Foto: Divulgação


A campanha seguirá até setembro, com pautas e ações em mídias regionais. Em casos de incêndios, a orientação é acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.


Destaques