Frio extremo e geada avançam pelo Sul e Sudeste; Triângulo Mineiro enfrenta emergência de umidade

Temperaturas despencam e geada se espalha em regiões de MG, SP, RJ, RS, PR e SC; alerta para umidade abaixo de 12% no Triângulo Mineiro preocupa autoridades

Por Plox

12/08/2025 08h36 - Atualizado há 2 dias

O avanço de uma intensa massa de ar frio mantém as temperaturas muito baixas no centro-sul do país nesta terça-feira (12), com previsão de geada em diversas áreas. Segundo o Climatempo, o fenômeno atinge pelo menos seis estados: Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.


Imagem Foto: Pixabay


Na Serra da Mantiqueira, o frio será mais severo, favorecendo geada de moderada a forte em pontos de maior altitude, espalhando-se por áreas de MG, SP e RJ, incluindo a região serrana fluminense. A previsão é que esse cenário se mantenha até quarta-feira (13), mantendo o clima gelado e seco.


Em cidades como Rio de Janeiro, as temperaturas variam hoje de 13 °C a 23 °C. Belo Horizonte registra mínima de 10 °C e máxima de 25 °C, enquanto São Paulo amanhece com 9 °C e não ultrapassa 20 °C, sob sol entre nuvens. No Sul, Curitiba terá entre 4 °C e 19 °C, Florianópolis de 7 °C a 20 °C, e Porto Alegre começa o dia com 5 °C e pode chegar a 20 °C.



Além do frio, há alerta para a umidade do ar extremamente baixa. O Triângulo Mineiro vive um cenário de emergência, com índices que podem ficar abaixo de 12%. A situação também preocupa no leste de Mato Grosso e no sul de Goiás. Apesar disso, algumas áreas entre os vales de Minas Gerais e o norte do Espírito Santo ainda terão circulação de umidade, favorecendo pancadas de chuva fraca a moderada.


\"A combinação de frio intenso e baixa umidade exige atenção especial à saúde e cuidados extras com a hidratação\", destacou o Climatempo.


O tempo firme predomina em grande parte do Sudeste, mas a recomendação é de cautela para a população, especialmente nos locais sob risco de geada e baixa umidade.


Destaques