Pneumonia e doença no fígado causaram morte de mulher no Centro do Rio

Exame do IML apontou pneumonia e esteatose hepática em moradora de rua encontrada morta na Cinelândia

Por Plox

12/08/2025 15h43 - Atualizado há 3 dias

O laudo do Instituto Médico-Legal (IML) confirmou que a morte de Sara Freire Costa, de 41 anos, ocorreu devido a pneumonia e a uma doença no fígado. Ela foi encontrada sem vida na manhã de segunda-feira (11), na Praça Marechal Floriano, conhecida como Cinelândia, no Centro do Rio.


Imagem Foto: Reprodução


Segundo o IML Afrânio Peixoto, onde o corpo passou por necropsia no início da tarde, o exame revelou edema pulmonar com secreção purulenta — compatível com pneumonia — e fígado aumentado e amarelado, característico de esteatose hepática. Não foram encontrados sinais de violência, asfixia ou tortura. Quatro pequenas manchas roxas foram identificadas no tórax, mas sem relação com a causa da morte.



Testemunhas chegaram a afirmar que o frio intenso teria provocado a morte. Na segunda-feira, as temperaturas no Rio variaram entre 15,4°C e 21,3°C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Para o dia seguinte, a previsão indicava mínima de 13°C e máxima de 23°C.



No mês anterior, reportagens já haviam mostrado as dificuldades enfrentadas pela população em situação de rua no inverno, incluindo o uso de papelões, sacos plásticos e pedaços de cortina como forma improvisada de proteção contra o frio.


Destaques