Trump compara Brasília a capitais violentas ao criticar crimes em Washington
Presidente dos EUA afirma que taxa de homicídios na capital americana supera a de cidades como Bogotá, Cidade do México, Bagdá e Brasília.
Por Plox
12/08/2025 10h50 - Atualizado há 11 dias
Durante uma coletiva na Casa Branca nesta segunda-feira (11), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que a violência em Washington, capital americana, supera a de diversas outras capitais conhecidas por altos índices criminais, incluindo Brasília, Bogotá, Cidade do México e Bagdá. A declaração ocorreu enquanto Trump anunciava que colocaria a polícia de Washington sob controle federal e acionaria a Guarda Nacional para atuar na cidade.

“A taxa de homicídios em Washington hoje é maior do que em Bogotá, Cidade do México ou em alguns dos lugares considerados os piores do mundo. É muito maior”
, disse Trump, baseando-se em dados de 2024 que mostram 27,54 homicídios para cada 100 mil habitantes. O número praticamente dobra o índice de Bogotá (15,1) e também supera cidades como Cidade do México, Islamabad, Lima, Ottawa, Paris e Havana.
O republicano destacou ainda que a taxa da capital americana é duas vezes maior do que a registrada em Brasília, Bagdá, Cidade do Panamá e San José. Apesar disso, reconheceu que outras cidades dos Estados Unidos, como Nova Iorque, Los Angeles e Chicago, também enfrentam problemas de violência.
Embora os crimes violentos tenham caído 26% e os homicídios 12% em Washington no acumulado deste ano, a proporção em relação à população — cerca de 700 mil habitantes — continua sendo considerada elevada. Os números foram usados por Trump para justificar a intervenção federal e o envio da Guarda Nacional, medida que ele afirmou ser necessária para “restaurar a segurança na capital”.