Caminhão é flagrado descartando lixo e entulho em rua de São Bernardo do Campo
Veículo parou na Rua dos Vianas antes do despejo dos resíduos; não havia identificação do responsável ou confirmação de fiscalização.
12/08/2026 às 11:40por Redação Plox
12/08/2026 às 11:40
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
Um caminhão foi flagrado descartando lixo e entulho de forma irregular na noite da última segunda-feira (10), na Rua dos Vianas, na altura do número 4.105, em São Bernardo do Campo, no sentido Santo André. Segundo informações enviadas à redação, o veículo teria permanecido parado de maneira a aparentar uma pane antes de o material ser despejado na via.
Caminhão é flagrado despejando lixo e entulho em São Bernardo; veículo teria simulado pane.
Vídeo: Reprodução/Redes Sociais
O registro mostra resíduos deixados em espaço público. Até o momento, não há informação oficial sobre a identificação do responsável pelo caminhão ou sobre eventual autuação. Por isso, não é possível afirmar que houve uma pane simulada de forma intencional, embora essa seja a versão relatada ao PLOX.
Descarte irregular é alvo do Código de Posturas
São Bernardo do Campo possui regras específicas para limpeza urbana, entulho e ocupação de vias públicas. A Lei Municipal nº 4.974/2001, que institui o Código de Posturas do município, é utilizada pela administração municipal para fiscalizar situações envolvendo lixo, materiais de construção e entulho em passeios e vias públicas.
Descarte irregular é alvo do Código de Posturas.
Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo
A própria Prefeitura mantém serviço para remoção de entulho encontrado em vias e áreas públicas e informa que denúncias e reclamações relacionadas aos serviços municipais podem ser formalizadas pelos canais da Ouvidoria.
O município também disponibiliza Ecopontos destinados ao recebimento de resíduos em locais específicos da cidade, como alternativa para a destinação adequada de materiais que não devem ser abandonados em ruas e outros espaços públicos.
Não havia, até a publicação, confirmação de fiscalização no ponto da Rua dos Vianas nem informação sobre eventual remoção do material deixado no local.