Beneficiários do Bolsa Família são convocados para atualização cadastral
Ministério visa atualizar registros desatualizados há mais de quatro anos; inadimplência pode levar à perda do benefício
Por Plox
12/09/2023 09h51 - Atualizado há quase 2 anos
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) anunciou a convocação de beneficiários do Bolsa Família com cadastros desatualizados há mais de quatro anos. Segundo a Instrução Normativa nº 03, divulgada nesta segunda-feira (11), a medida visa garantir a atualização constante dos dados dos participantes dos programas sociais. Vale destacar que este processo de Revisão Cadastral já vem sendo implementado desde o começo do ano.

Quem precisa atualizar?
As famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família (PBF), Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e Benefício de Prestação Continuada (BPC) estão na lista de convocados. Importante mencionar também que famílias não beneficiárias, mas que possuem cadastro no CadÚnico, devem proceder com a atualização caso esta não tenha sido realizada nos últimos quatro anos.
Para aqueles com cadastro desatualizado por mais de cinco anos, a convocação começa em setembro, com risco de bloqueio do benefício em outubro se não comparecerem. Já os registrados desatualizados há quatro anos serão contatados em outubro.
Cronograma detalhado
- Setembro/2023: Beneficiários com cadastro desatualizado há mais de cinco anos são notificados para atualização.
- Outubro/2023: Beneficiários que não realizaram a atualização terão o benefício bloqueado; os desatualizados há quatro anos são convocados.
- Novembro/2023: Benefício é cancelado para quem não atualizou o cadastro.
- Janeiro/2024: Beneficiários com cadastro desatualizado há quatro anos terão o benefício bloqueado se não procederem à atualização.
- Fevereiro/2024: O benefício é cancelado para quem não fez a devida atualização.
- Junho/2024 em diante: Início das exclusões automáticas de cadastros desatualizados.