Deputado bolsonarista propõe instituição do dia "Facada Nunca Mais"
Projeto faz menção a violência e atentados contra à vida de políticos
Por Plox
12/09/2023 13h53 - Atualizado há quase 2 anos
O deputado federal Helio Lopes (PL-RJ), notório aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro, propôs a instituição do "Dia Nacional de Combate aos Atentados à Vida de Políticos", intitulado "Facada Nunca Mais", a ser comemorado em 6 de setembro. A data escolhida remete ao episódio em que Bolsonaro foi esfaqueado em 2018, durante um comício em Juiz de Fora, Minas Gerais, enquanto concorria à presidência.

O projeto sugere que, anualmente, sejam realizadas atividades e eventos educativos nesse dia, visando aumentar a conscientização sobre a relevância da vida e da segurança dos políticos, assim como reforçar os pilares da democracia e combater a violência no cenário político.
Lopes, ao defender sua proposta, mencionou episódios violentos da história política do Brasil, como os ataques a Carlos Lacerda em 1954, Toninho do PT em 2001 e o falecimento de Celso Daniel em 2002. Em sua justificativa, destacou a necessidade de o Congresso entender a gravidade do tema, promovendo debates e aumentando o conhecimento histórico acerca desses acontecimentos violentos. O objetivo é gerar maior conscientização e evitar repetições desses trágicos eventos.