Correios divulgam banca do concurso público com mais de 3 mil vagas

IBFC será responsável pela realização do certame que contará com vagas para níveis médio e superior

Por Plox

12/09/2024 11h30 - Atualizado há 3 meses

Os Correios anunciaram nesta quarta-feira (11) que o Instituto Brasileiro de Formação e Captação (IBFC) será a banca responsável pela realização do novo concurso público da estatal. O certame oferecerá um total de 3.469 vagas, sendo 3.099 para o cargo de agente de Correios (nível médio) e 369 para analista de Correios (nível superior). As remunerações iniciais variam entre R$ 2.429,26 para agentes e R$ 6.872,48 para analistas.

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

 

A expectativa é que os editais sejam publicados ainda em setembro, com detalhes sobre as localidades de aplicação das provas e outras informações relevantes. A previsão é que as contratações comecem ainda este ano. Do total de vagas, 20% serão destinadas a candidatos negros e 10% a pessoas com deficiência, conforme as políticas de inclusão da empresa.

Os candidatos ao cargo de agente de Correios enfrentarão uma prova objetiva com questões de conhecimentos gerais e específicos, de caráter eliminatório e classificatório. Para o cargo de analista de Correios, o processo seletivo incluirá provas objetivas e uma avaliação discursiva, consistindo na redação de um texto dissertativo, também com caráter eliminatório e classificatório.

A realização do concurso público é fruto de um esforço conjunto entre os Correios e as federações representativas dos empregados, firmado durante as negociações do Acordo Coletivo de Trabalho. Além de fortalecer a estatal, o concurso é uma medida alinhada com a decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de remover a empresa da lista de privatizações em seu primeiro dia de governo.

Com uma história de mais de 360 anos, os Correios possuem a maior infraestrutura logística da América Latina, com presença em todos os municípios do Brasil, mais de 10 mil agências, 8 mil unidades operacionais, 23 mil veículos e um quadro de 87 mil empregados diretos, reforçando seu papel essencial na conectividade e no desenvolvimento do país.

Destaques