Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Economia

Minas recebeu mais de 8,5 mil novas empresas em agosto

No acumulado do ano, já são quase 66 mil novos empreendimentos em todas as regiões do estado, que mantém crescimento de 12% frente ao mesmo período de 2023

12/09/2024 às 10:06 por Redação Plox

Minas Gerais encerrou agosto com 8.547 novas empresas abertas em todas as regiões do estado, alta de 4,37% em relação ao volume registrado em agosto de 2023, que foi de 8.189 constituições empresariais. A média para o mês foi de 276 novos negócios por dia.

No acumulado do ano, já são 65.923 novos empreendimentos abertos em Minas, um crescimento de 12,01% frente aos oito primeiros meses do ano passado (58.856).

Foto: Victor Fagundes / Sede

 

Os dados fazem parte do relatório de registros mercantis divulgado, nesta quarta-feira (11/9), pela Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg), autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) e responsável pelo registro de movimentações de empresas no território mineiro.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, destacou as ações do Governo de Minas para simplificar o ambiente de negócios no estado e motivar o empreendedorismo.
“Ao longo dos últimos seis anos, o programa Minas Livre Para Crescer tem promovido uma redução significativa no tempo de abertura de empresas em nosso estado. Hoje, já são mais de 460 municípios que regulamentaram a legislação de Liberdade Econômica, onde os empreendedores têm mais segurança jurídica e enfrentam menos burocracia para abrir seu próprio negócio”, destaca Passalio.
No mesmo sentido, a presidente da Jucemg, Patricia Vinte Di Iório, destacou a relação entre a abertura de empresas e outros marcadores do avanço da economia mineira.
“O crescente volume de empresas abertas em Minas, por meio da formalização do registro empresarial na Jucemg, reflete bem os avanços que temos assistido na economia mineira, como a atração de novos investimentos, a geração recorde de empregos e o forte crescimento do PIB de Minas”, comenta Patricia.
Alta em todos os setores no ano
O destaque de agosto foi o setor de serviços, com expansão de 7,61% no número de novos empreendimentos em relação a agosto de 2023. No mês, indústria (-1,24%) e comércio (4,32%) recuaram.
Por outro lado, no acumulado do ano, os números apontam alta nos três setores econômicos, no comparativo com o mesmo período do ano passado: serviços (14,11%), indústria (9,53%) e comércio (6,16%).
Região Noroeste se destaca
De acordo com o relatório da Jucemg, as regiões com melhor desempenho em aberturas de empresas, na comparação entre agosto deste ano e agosto de 2023, foram Noroeste (17,81%), Norte de Minas (15,61%) e Vale do Rio Doce (10,85%).
Em relação ao acumulado do ano, a região Noroeste se mantém em destaque com alta de 16,20% em paralelo aos mesmos oito primeiros meses do ano passado. Na sequência vêm Sul de Minas (13,49%), Central (12,44%), Zona da Mata (12,38%).
Ranking municipal
Belo Horizonte segue como o município que mais abre empresas em Minas. Em agosto, a capital do estado recebeu 2.274 novos negócios, alta de 7,98% no comparativo ao oitavo mês de 2023.
No acumulado do ano, Belo Horizonte já formalizou 17.694 novos negócios, o que representa crescimento de 17,32% diante do mesmo período no ano anterior.
Na sequência, aparecem Uberlândia (490 em agosto 3.964 no ano), Contagem (293 e 2.185); Juiz de Fora (262 e 1.815); Montes Claros (199 e 1.452); Uberaba (160 e 1.331) e Betim (150 e 1027).
O Top 10 completa com Ipatinga (122 e 915); Divinópolis (120 e 911) e Governador Valadares (127 e 894).
Encerramentos
Em relação às baixas empresariais, agosto encerrou com 4.964 extinções, variação de 12,77% diante dos 4.402 encerramentos verificados em agosto do ano passado. No acumulado do ano, 41.118 empresas fecharam as portas em Minas.
MEIs
O relatório da Jucemg considera empresas de todos os portes, com exceção dos MEIs (microempreendedores individuais), cujas inscrições são realizadas diretamente no Portal do Empreendedor, sem passar pelas juntas comerciais estaduais.

Compartilhar a notícia

Veja também
Foto: Reprodução / Assessoria da AMM
ECONOMIA

Reforma Tributária: impactos diversos para cidades mineiras

Bernardo Motta Moreira, professor de direito tributário do Ibmec BH, alerta para o cuidado com as projeções

Industria no Brasil
ECONOMIA

Produção industrial de Minas Gerais recua em janeiro, aponta pesquisa

Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal Regional (PIM Regional), divulgada pelo IBGE

cemig
ECONOMIA

Clientes da Cemig podem negociar dívida por meio do Programa Desenrola Brasil

Iniciativa permite que consumidores obtenham vantagens especiais para pagamento das dívidas 

ECONOMIA

Preços do pão e do café disparam em 2025 com crise no setor de panificação

Falta de mão de obra e alta nos custos de produção desafiam padarias em Minas Gerais.

para você
SAúDE

Minas Gerais registra 159 casos de AIDS em 2023, com alta concentração em Belo Horizonte

Capital mineira é responsável por 70% dos diagnósticos no estado; Betim e Contagem também apresentam números expressivos

Amendoim
FAMOSOS

Influencer mineiro é escolhido para interpretar Chico Bento nos cinemas

O jovem, de 9 anos, se tornou um fenômeno nas redes sociais e já soma mais de dois milhões de seguidores no Instagram

 Foto: Reprodução/TV Integração
GERAL

Quatro Horas de Agonia: Idoso aguarda em ambulância e falece na porta do hospital

A resposta da instituição foi de que, naquele momento, estavam lotados e não possuíam a capacidade para admitir o paciente de imediato

Deputados federais
POLíTICA

Veja lista dos deputados federais eleitos em Minas Gerais

Nikolas Ferreira (PL) foi o deputado federal mais bem votado da história de MG