Prefeito de Ipatinga fala sobre insegurança após multa aplicada à Ternium
A incerteza chega agora aos chefes municipais
Por Plox
12/09/2024 14h24 - Atualizado há 23 dias
Na tarde desta quinta-feira (12), o Plox recebe em seu estúdio o prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes, para falar sobre a situação preocupante que envolve a multa de R$ 5 bilhões aplicada pela Justiça à Ternium, controladora da Usiminas. A incerteza chega agora aos chefes municipais após a Ternium sinalizar a possibilidade de retirar os investimentos na planta de Ipatinga.
Vídeo:
Essa decisão da Justiça surpreendeu o mercado e a própria Ternium, que já havia vencido a disputa em várias instâncias anteriores, incluindo a Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
O STJ reverteu uma decisão anterior, alegando que a compra inicial das ações da Usiminas pela Ternium em 2011 representou uma alteração no controle da companhia, o que exigiria a extensão da oferta de compra para os demais acionistas. A CSN, que detinha 17,4% da Usiminas na época, defende essa tese desde o início do processo, mas vinha acumulando derrotas até a recente decisão do STJ.
Hoje, a CSN possui 12,9% da Usiminas, mas está judicialmente obrigada a reduzir sua participação para menos de 5%. A Ternium, por sua vez, consolidou seu controle sobre a Usiminas em julho de 2023, quando adquiriu 61,3% do bloco de controle após uma transação com o grupo NSC, formado por Nippon Steel, Mitsubishi e MetalOne.