Menino autista é colocado em viatura da PM após crise em escola de Timóteo
Criança foi conduzida ao Conselho Tutelar após sofrer crise dentro de sala de aula; situação gera críticas sobre preparo da escola e da Polícia Militar
Por Plox
12/09/2025 17h06 - Atualizado há 2 dias
Um menino, de 9 anos, diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno Opositivo Desafiador (TOD) e TDAH, foi colocado dentro de uma viatura da Polícia Militar após sofrer uma crise durante o período escolar, em Timóteo, nessa quinta-feira (11). A mãe registrou em vídeo a indignação ao encontrar o filho dentro do veículo policial. De acordo com o prefeito de Timóteo, Capitão Vitor, a ocorrência começou com um desentendimento sobre assento na sala de aula. Ao intervir, a professora teria sido arranhada pelo aluno. O diretor foi chamado e, ao perceber sua presença, a criança intensificou as reações. Sem resposta imediata do Conselho Tutelar, a escola acionou a PM. Acompanhe os detalhes sobre o caso na Live.
Segundo a Polícia Militar, o menino foi acomodado no banco traseiro da viatura para garantir sua integridade e a dos colegas, até a chegada dos pais. Em seguida, foi conduzido ao Conselho Tutelar, onde permaneceu mais de duas horas com a família e foi liberado após as 18h30. Um boletim de ocorrência foi registrado.

O caso gerou forte repercussão. Para o vereador e advogado Dr. Lair Bueno, tanto a escola quanto a PM demonstraram despreparo. Ele destacou que o protocolo adequado não foi seguido e classificou a ação como equivocada e desumana. O parlamentar acionou a Secretaria Municipal de Educação e prestou apoio jurídico à família, reforçando a necessidade de profissionais capacitados para lidar com estudantes com necessidades específicas.

O prefeito reconheceu que policiais ainda não têm treinamento suficiente para ocorrências desse tipo, mas afirmou que melhorias de protocolo serão discutidas. Já a Polícia Militar, em nota, declarou que agiu dentro do amparo legal e reafirmou o compromisso com a proteção de crianças, adolescentes e da comunidade.
