PF prende 'Careca do INSS' e empresário em esquema bilionário contra aposentados

Operação Cambota investiga descontos ilegais e ocultação de patrimônio envolvendo fraudes no INSS

Por Plox

12/09/2025 08h02 - Atualizado há cerca de 17 horas

A Polícia Federal desencadeou nesta sexta-feira (12/9) a Operação Cambota, que resultou na prisão preventiva de dois personagens centrais em um esquema de fraudes contra beneficiários do INSS. O lobista Antônio Carlos Camilo Antunes, mais conhecido como “Careca do INSS”, foi detido em Brasília, enquanto o empresário Maurício Camisotti, proprietário de companhias ligadas a seguros e planos de saúde, também foi preso.


Imagem Foto: Reprodução/Polícia Federal


Segundo os investigadores, Antônio Carlos é apontado como peça-chave no esquema de descontos indevidos que atingiu milhões de aposentados e pensionistas. Ele teria recebido R$ 53,9 milhões de associações envolvidas nos débitos ilegais. O lobista já vinha sendo alvo de outras operações policiais nos últimos meses.



A ação da PF incluiu ainda 13 mandados de busca e apreensão em endereços no Distrito Federal e em São Paulo. As medidas foram autorizadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e têm como objetivo aprofundar as investigações sobre crimes como obstrução de apuração, ocultação e dilapidação de patrimônio, além de indícios de embaraço ao trabalho policial.



A Operação Cambota segue em andamento e poderá revelar novos desdobramentos sobre a extensão das fraudes e o envolvimento de outras pessoas no esquema.
\"Careca do INSS\" é considerado pela PF como figura central no esquema de descontos ilegais

.
Destaques