Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Vereador de Ipatinga propõe Moção de Aplausos ao ministro Luiz Fux

Matheus Braga homenageia trajetória do magistrado e destaca contribuição ao Estado Democrático de Direito

12/09/2025 às 20:10 por Redação Plox

O vereador Matheus Braga, da Câmara Municipal de Ipatinga, protocolou nesta quinta-feira (12) a Moção de Aplausos nº 1050/2025, em homenagem ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux. A iniciativa busca reconhecer publicamente a contribuição do magistrado para o fortalecimento das instituições democráticas no Brasil.


Imagem Foto: Divulgação

A proposta destaca a trajetória profissional de Fux, que iniciou sua carreira como advogado, atuou como promotor de justiça no Ministério Público do Rio de Janeiro, ingressou na magistratura como juiz de carreira, chegou a desembargador e foi ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) antes de ser nomeado ao Supremo Tribunal Federal, onde também exerceu a presidência da Corte.


Na justificativa apresentada à Câmara, Matheus Braga ressaltou a relevância da atuação do ministro, elogiando sua defesa do devido processo legal, das garantias individuais e da segurança jurídica. Para o vereador, esses são pilares fundamentais do Estado Democrático de Direito.


“O Ministro Luiz Fux é reconhecido como uma das mais respeitadas vozes da magistratura nacional. Sua conduta técnica, prudente e fiel à Constituição o credencia como verdadeiro guardião da nossa democracia e exemplo para as futuras gerações do Direito”, afirmou Braga.

Com o protocolo da moção, o texto segue agora para apreciação dos demais vereadores de Ipatinga. A homenagem representa um gesto simbólico de reconhecimento local ao papel desempenhado por Fux no cenário jurídico e institucional brasileiro.


Compartilhar a notícia

Veja também
POLíTICA

Delegado desmantela plano de assassinato contra Lula e outros líderes políticos

Rodrigo Morais Fernandes lidera investigações que revelam conspiração envolvendo militares e políticos para desestabilizar o país.

Participação feminina avança nas eleições, mas desigualdade persiste no poder
POLíTICA

Participação feminina avança nas eleições, mas desigualdade persiste no poder

Apesar de representarem maioria da população e do eleitorado, mulheres seguem com baixa presença em cargos de liderança política no Brasil

Dos cinco ministros que julgarão Bolsonaro, quatro foram indicados por Lula ou Dilma, e Moraes por Temer: condenado?
POLíTICA

Dos cinco ministros que julgarão Bolsonaro, quatro foram indicados por Lula ou Dilma, e Moraes por Temer: condenado?

Julgamento da Primeira Turma do STF contra Bolsonaro ocorre sob comando de ministros indicados por governos adversários do ex-presidente

POLíTICA

Biden exige água própria e Xi isolamento de hotel e praia: segurança reforçada para o G20 no Rio

Líderes dos EUA e China lideram demandas que mobilizam grande aparato de segurança no evento global.