Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Saúde

São Paulo registra primeira morte por varíola dos macacos

Estado já registra 3.861 casos confirmados de Monkeypox

12/10/2022 às 17:32 por Redação Plox

A Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo confirmou hoje (12) a primeira morte no estado de um paciente por Monkeypox, conhecida popularmente como varíola dos macacos. Segundo a secretaria, o paciente tinha 26 anos, morava na capital paulista e tinha diversas comorbidades, passando por um tratamento com antivirais para uso emergencial em casos graves. Ele estava internado no Instituto de Infectologia Emílio Ribas desde o dia 1º de agosto.

A secretaria municipal da saúde de São Paulo informou ainda que o paciente residia na zona norte paulistana.

Até o momento, segundo a secretaria, o estado de São Paulo registra 3.861 casos confirmados de Monkeypox. De acordo com o órgão, nas últimas semanas vem sendo observada uma redução de novos casos.

Foto: Agência Brasil

 

O vírus da Monkeypox, que faz parte da mesma família da varíola, é transmitido entre pessoas, e o atual surto tem prevalência de transmissão de contato íntimo e sexual. O principal sintoma da doença é o aparecimento de lesões parecidas com espinhas ou bolhas, que podem surgir no rosto, dentro da boca ou outras partes do corpo como mãos, peito, pés e genitais. Outros sintomas associados são febre; caroço no pescoço, axila e virilhas; dor de cabeça; calafrios; e cansaço.

Para prevenir a doença, a secretaria alerta que é preciso evitar contato íntimo ou sexual com pessoas que tenham lesões na pele; evitar beijar, abraçar ou fazer sexo com alguém que esteja com a doença; higienizar as mãos frequentemente com água e sabão ou álcool gel; não compartilhar roupas de cama, toalhas, talheres, copos e objetos pessoais; e usar máscara.

Compartilhar a notícia

Veja também
SAúDE

Confira as orientações para amenizar efeitos da fumaça na saúde

A exposição ao ar externo deve ser reduzida ao máximo, com a orientação de que as pessoas permaneçam em ambientes internos ventilado

Unidade de Oncologia do HMC completa 14 anos com histórias de superação e avanços
SAúDE

Unidade de Oncologia do HMC completa 14 anos com histórias de superação e avanços

Serviço é referência no tratamento do câncer no Leste de Minas, combinando alta tecnologia com acolhimento e cuidado humanizado

SAúDE

Força Estadual do SUS capacita profissionais do Vale do Aço para combate às arboviroses

Treinamento reuniu médicos e enfermeiros para aprimorar o manejo clínico de dengue, zika, chikungunya e febre amarela

SAúDE

Consumo diário de abacaxi traz múltiplos benefícios à saúde

Abacaxi pode melhorar digestão, imunidade e hidratação, saiba mais

para você
ESPORTES

Cruzeiro acumula mais de R$ 1 milhão em multas da Conmebol por comportamento da torcida

Clube foi penalizado por uso de sinalizadores e outras infrações, com valores descontados de premiações e verbas de televisão

chuvas-1.jpg
GERAL

Sete pessoas morrem após as chuvas em MG; 11 estão desaparecidas 

Mortes confirmadas foram em BH e região metropolitana da capital

GERAL

Colisão entre caminhão de lixo e carreta deixa motorista gravemente ferido em Dom Cavati

Motorista ficou preso às ferragens e foi socorrido em estado grave; trânsito foi parcialmente interditado na BR-116

superquixote.jpg
LAZER

Confira as atrações da Fundação Aperam Acesita nesta semana

Exposição, teatro adulto e infantil preenchem a programação