Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais do Vale do Aço detalha plano para o agro na região

PodPlox é o programa de entrevistas oficial da Plox Brasil, no modelo podcast, transmitido ao vivo e que também pode ser acessado a qualquer momento por livre demanda

Por Plox

12/10/2023 18h40 - Atualizado há 9 meses

A nova diretoria do Sindicato dos Produtores Rurais de Ipatinga, Coronel Fabriciano, Santana do Paraíso, Mesquita, Joanésia, Ipaba, Bugre e Iapu (Sindipri), anunciou um plano de fortalecimento do agro no Vale do Aço. O novo presidente do Sindicato, Adauto Valamiel, é o entrevistado do PodPlox desta quinta-feira (12). Ele explica que a ideia é que, ao longo dos próximos quatros anos, a região se torne referência estadual em estímulo e capacitação ao produtor rural. Para isso, foi reforçada a histórica parceria junto ao Sistema Faemg/Senar, que vai ampliar a oferta de assessoria ambiental, contábil, técnica, jurídica, sindical, de comunicação e de informática para os membros do Sindipri. 


Adauto Valamiel adianta que em breve a entidade iniciará a oferta de cursos gratuitos para capacitação dos associados. Ainda segundo Adauto Valamiel, as capacitações levarão em conta os setores de maior demanda na região. “Queremos um sindicato sempre presente e atuante. Para mostrar que o Agro no Vale do Aço pode ser ainda mais forte. Temos muito potencial de crescimento e vamos valorizar o produtor rural que ajuda a colocar o alimento em nossas mesas”, destaca Adauto Valamiel. 
Aproximação vista com otimismo pelo gerente regional do Sistema Faemg Senar, Luiz Ronílson Paiva. Para ele, a expectativa é de que, ainda este ano, os produtores rurais da região comecem a colher os frutos do reforço na parceria. “Foi feita uma proposta de reestruturação com alguns produtores e empresários rurais que assumiram o Sindicato Rural de Ipatinga e estão promovendo este trabalho. Isso é muito importante porque vai permitir que o sindicato atenda com mais qualidade e efetividade, os municípios de extensão de base e os produtores rurais da região”, enfatiza Luiz Ronílson.


Nova Diretoria
A nova diretoria do Sindipri é presidida pelo empresário e produtor rural, Luiz Adauto Valamiel Andrade. O vice-presidente é Adelson Fernades, comerciante, produtor rural e ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Ipatinga. O responsável pela tesouraria foi o produtor rural, Francisco Odilon Bretas Assis, que se aposentou em uma importante indústria de celulose da região. Já o secretário é Marcos Isac Leal, produtor rural e servidor público federal que trabalhou na agência do INSS de Coronel Fabriciano por 37 anos.
Assumiram o Conselho fiscal do Sindipri os produtores rurais Lincoln Monteiro Fonseca, Justino Ferreira Ribeiro e Hugo de Almeida Roja Filho. Os suplentes da diretoria são João Ribeiro de Lacerda e Adair Jacinto da Costa. Márcio Caldeira Souza Pena e Luciano Henrique Duarte são os suplentes do Conselho Fiscal. 
 

Destaques