Surto de Covid-19 atinge presídio em São Lourenço, Sul de Minas

Autoridades suspendem visitas para contenção do surto; detentos apresentam apenas sintomas leves

Por Plox

12/10/2023 11h13 - Atualizado há 9 meses

A Prefeitura de São Lourenço, localizada no Sul de Minas, divulgou que o presídio da cidade enfrenta um surto de Covid-19. De acordo com a gestão municipal, ações foram estabelecidas pelas autoridades locais considerando diversos fatores, como a taxa de vacinação dos detentos e o índice de transmissão do vírus.

A Secretaria Municipal de Saúde tem prestado suporte ao presídio de São Lourenço, auxiliando nos testes dos reeducandos que apresentam sintomas e fornecendo recursos para a desinfecção do local. Segundo comunicado, os detentos estão sob monitoramento da Vigilância Epidemiológica e todos, até agora, mostraram apenas sintomas leves, incluindo dores de cabeça, abdominais e diarreia.

 

 

 

Foto: Divulgação Ascom - Sejusp

Medidas Adotadas

Em resposta ao surto, as visitas ao presídio foram interrompidas para garantir uma rápida contenção do vírus dentro da instituição. A prefeitura também informou que o surto foi notificado ao Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de Minas Gerais (CIEVS), estando sob supervisão conjunta do Estado e da autoridade competente.

 

Posição da Sejusp

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), em nota, confirmou a situação e elucidou que os detentos infectados de uma das alas estão em quarentena, sendo monitorados pela equipe de saúde da unidade. A Sejusp reiterou que, até o momento, nenhum dos custodiados precisou ser internado e, por recomendação da Epidemiologia Municipal, todas as visitas e demais atividades internas foram suspensas durante a quarentena.

 

Pode ser uma imagem de texto
Destaques